A Influência do Ambiente Construído no Uso do Automóvel por Perfis Socioeconômicos
Uso do carro. Ambiente construído. Mobilidade sustentável. Regressão Espacial.
Tendo em vista o crescimento dos constantes congestionamentos que assolam várias cidades no mundo, diversos autores começam a propor uma quebra de paradigma no planejamento urbano e colocam que para ocorrer uma mobilidade sustentável e eficiente é necessário que ocorram mudanças nas escolhas dos modos de viagem, diminuindo o uso do carro e fomentando mobilidades sustentáveis. Dentro deste contexto, verifica-se dois componentes importantes na escolha modal, o ambiente construído e o perfil socioeconômico do usuário, assim esta tese tem como objetivo geral verificar em que medida o ambiente construído influencia a utilização do automóvel particular considerando os diferentes perfis socioeconômicos. Como objeto de estudo será utilizada a cidade de São Paulo escolhida por ser uma grande cidade de importância nacional e com uma diversidade populacional e variedade de conflitos urbanos diários e complexos. Ademais, como metodologia será utilizada a regressão espacial geral, Spatial Durbin Model, e localizada, Regressão Geograficamente Ponderada, relacionando o uso do carro com variáveis de ambiente construído, com modelos estratificados por perfis de renda, gênero e idade. Com a análise, espera-se de maneira concreta ampliar o entendimento da relação do uso de carro particular a partir de variáveis socioeconômicas e de ambiente construído, verificar essa questão ao nível de cidade e de zonas de tráfego, colocando que tipologias diferentes de regiões podem ter influência no uso do carro para os diferentes perfis socioeconômicos.