Impactos da Popularização das Tecnologias de Informação e Comunicação Devidos à Pandemia do COVID-19 nas Viagens Aéreas Domésticas de Negócios no Brasil
viagens aéreas de negócios, tecnologia de informação e comunicação (TIC), pandemia
A pandemia do COVID-19 afetou profundamente a sociedade e, além de acelerar a inovação em diversas áreas, antecipou tendências tecnológicas que se tornaram mais presentes no cotidiano das pessoas, como o aumento expressivo das compras virtuais, da digitalização dos processos, do crescimento do teletrabalho, do florescimento da telemedicina e da intensificação do uso das videochamadas e das videoconferências. Entre as áreas mais afetadas está o setor aéreo, que foi quase paralisado em 2020, entretanto as transações das empresas continuaram a serem feitas independentemente da queda acentuada dos passageiros que viajavam a trabalho, sendo muitas atividades substituídas por meios virtuais. Apesar da volta gradativa da demanda aérea a níveis anteriores à pandemia, estudar como as condições impostas por ela afetaram os passageiros de negócios passa a ser uma importante informação para o setor privado para o desenvolvimento de estratégias de mercado. Dessa forma, o objetivo desta Tese é analisar qual foi a influência do uso de ferramentas de tecnologia de informação e comunicação (TIC) devido à pandemia do COVID-19 nas viagens aéreas domésticas de negócios, considerando os perfis dos passageiros e das empresas. O estudo será feito com passageiros do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que é o mais movimentado do Brasil e que tem uma grande concentração de passageiros de negócios. Será usada análise de componentes principais para extrair os principais aspectos das empresas e então será aplicado um modelo de regressão logística para verificar a relação entre as TICs e as viagens de negócios, no pós-pandemia.