Network, Vantagem Competitiva e Desempenho em Pequenas
Empresas
Network. Vantagem competitiva. Desempenho organizacional.
O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos da network na vantagem competitiva e no
desempenho organizacional de pequenas empresas. A amostra foi composta por observações
em sete cidades do agreste pernambucano e contou com a participação de 166 gestores de
pequenas empresas. Os dados foram coletados utilizando uma survey e em seguida foram
mensurados fatores representativos das variáveis de interesse. Por fim, procedeu-se à análise
utilizando a técnica de regressão linear. Os resultados demonstraram que as variáveis não
foram significativas no modelo, mas revelaram que a network é um fenômeno reconhecido
pelos proprietários/gestores de pequenas empresas, porém, não é uma técnica amplamente
estruturada. Este estudo contribuiu para a teoria das redes ao evidenciar como as dinâmicas
entre ator-rede estão sendo constituídas em pequenas empresas e por reconhecer o potencial
instrutivo da network como ferramenta de apoio nas atividades laborais. Adicionalmente,
fornece dados exclusivos sobre pequenas empresas organizadas em Arranjos Produtivos
Locais (APL) e reforça o debate sobre a possibilidade de tais organizações atuarem em rede.