Habilidades interpessoais dos profissionais contábeis:
efetividade, conflitos e satisfação no trabalho
Conflito entre gestores, Contadores, Efetividade, Habilidades Interpessoais,
Satisfação no Trabalho, Soft Skills.
A partir das modificações a respeito do papel dos contadores dentro das empresas e a evolução da
contabilidade, de uma forma geral, gerada principalmente pelas mudanças em alguns conceitos de
gestão e da introdução de novos modelos de negócios. O atual estudo se propõe a explorar a relação
do desenvolvimento das habilidades interpessoais dos contadores com a sua efetividade, o conflito
entre gestores e a satisfação profissional. O estudo adota uma abordagem quantitativa, com
delineamento transversal que utilizou a técnica de investigação survey. O questionário foi construído
com base em instrumentos já testados previamente por outros autores e foi compartilhado
eletronicamente através da plataforma Google Forms tendo obtido 74 questionários válidos,
montando a amostra final. Os resultados mostram que os contadores que desenvolvem mais suas
habilidades interpessoais dentro do âmbito organizacional tendem a possuir maiores níveis de
efetividade, conflitos e satisfação no trabalho. Portanto, conclui-se que apesar do ambiente de
mudança dos contadores e da contabilidade, os participantes do estudo possuem níveis que
demonstram a relação entre as variáveis destacadas ponderando que a performance adotada
internamente pode impactar no resultado final das tomadas de decisões gerenciais