Banca de QUALIFICAÇÃO: ENOQUE OLIVEIRA QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ENOQUE OLIVEIRA QUEIROZ
DATA : 21/02/2024
LOCAL: CCSA

A EFICIÊNCIA ORÇAMENTÁRIA EM RELAÇÃO À MISSÃO INSTITUCIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Instituto Federal. Missão Institucional. Pandemia. Eficiência. Recursos
orçamentários, DEA - (Análise Envoltória de Dados).

Objetivos: Investigar a eficiência dos campus do IFBA em relação ao orçamento e a Missão Institucional durante o período de pandemia de Covid-19.

Originalidade/Relevância: Durante a pandemia houve um estado de desespero total por todas as partes da sociedade, diversas compras foram realizadas por gestores públicos com dispensa de licitação, por conta da urgência e calamidade pública gerada na época. Muitas dessas compras causaram prejuízo ao Erário e outras foram bem sucedidas. Dessa forma torna-se relevante medir a eficiência entre os campi em relação ao orçamento e a Missão Institucional durante o período de pandemia.

Resultados esperados: Montar uma tabela com o ranking de eficiência dos campi onde constam os benchmarks a serem observados na fronteira da eficiência que servirá de base para se investigar a percepção dos gestores, utilização dos recursos, estratégias e fatores que contribuíram para tal eficiência em um momento de crise.

Contribuições teóricas/ metodológicas: Busca-se contribuir para a literatura da eficiência das Instituições de Ensino, com um olhar voltado para o orçamento e a Missão do Instituto, fazendo uma relação entre as Teorias da Contingência e do Capital Humano com o orçamento a pandemia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia; fomentando novas pesquisas para servir de base para gestores de Instituições de Ensino em um momento de crise.

Externo à Instituição - PAULO ROBERTO DE CARVALHO NUNES - UNIFOR
Interno - 2415042 - FERNANDO GENTIL DE SOUZA
Interno - 1133718 - JERONYMO JOSE LIBONATI
Presidente - 1292683 - RAIMUNDO NONATO RODRIGUES