Banca de DEFESA: RÔMULO BRITO OLIVEIRA

DISCENTE: RÔMULO BRITO OLIVEIRA
DATA : 11/01/2024
LOCAL: UFPE

APLICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCO E CONFORMIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO, ANÁLISE À LUZ DA TEORIA TAM: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

Governança, Gestão de Riscos e Conformidade. Instituto Federal. Teoria TAM.

Esta dissertação teve como principal objetivo aplicar, no Instituto Federal da Bahia (IFBA), as práticas de Governança, Gestão de Riscos e Conformidade (GRC), com base nos modelos internacionais COSO-ERM, ISO 31000 e PMBOK. Além de investigar a percepção dos usuários no uso de um sistema de GRC através do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). Para alcançar esse objetivo, foram realizadas abordagens metodológicas distintas, reportadas em dois estudos. O primeiro, composto por uma abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa-ação desenvolvida na estrutura administrativa do IFBA, dentre os participantes estavam servidores e gestores da área administrativa, abrangendo também os departamentos vinculados. No estudo foi possível desenvolver as práticas de GRC materializadas mediante técnicas, dentre elas a análise SWOT, Brainstorming, análise de causa e efeito, e por último uma matriz de riscos composta por medidas de probabilidade x impacto. Conforme os resultados, foi possível identificar eventos de risco, e estabelecer o nível de criticidade dos riscos que podem atrapalhar os objetivos do IFBA. Assim, sob uma ótica ampla e consistente foi possível perceber oportunidades de melhoria para tornar a gestão da organização mais eficiente sugerindo técnicas de planos de ação e monitoramento. Concluindo que a utilização de práticas de GRC são eficientes para a melhoria da gestão no serviço público. No segundo estudo, com abordagem quantitativa, mediante questionário dedicado aos participantes do primeiro estudo, avaliados por meio da escala Likert de sete pontos. O estudo investigou a percepção dos usuários na utilização de um sistema de GRC desenvolvido a partir do modelo proposto, através da aplicação do Modelo de Aceitação de Tecnologia (Technology Acceptance Model – TAM), essa Teoria, originada nos estudos de Davis em 1986, localizou um arcabouço conceitual fundamental para compreender como as pessoas percebem e adotam novas tecnologias. O estudo avalia os níveis de percepção em relação à utilidade percebida e à facilidade de uso percebida do sistema, e compara as diferentes percepções de grupos hierárquicos entre gestores e subordinados, de servidores da área administrava do IFBA, utilizando correlação de Pearson para detectar relações entre os parâmetros TAM, e testes de hipóteses para identificar a existência de diferenças significativas entre os grupos. Os resultados comprovam a aplicabilidade do modelo TAM, para estimar e medir a utilidade e facilidade de uso percebida, em relação ao de uso de novas tecnologias e, também, as diferentes percepções por meio de variáveis externas, que revelam diferenças significativas por diferentes grupos, na percepção do sistema proposto. Assim, este estudo contribui no desenvolvimento de estudos na temática GRC sistematizando a execução prática orientada pelos modelos internacionais, além de apontar às diferentes percepções dos servidores usuários do sistema a luz da teoria TAM.

Externa à Instituição - JULIANA GONCALVES DE ARAUJO - UPE
Interno - 1666902 - LUIZ CARLOS MARQUES DOS ANJOS
Presidente - 2132506 - LUIZ CARLOS MIRANDA
Notícia cadastrada em: 04/01/2024 09:51