Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA CELIA FIDELIS NUNES LEITE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA CELIA FIDELIS NUNES LEITE
DATA : 27/06/2023
LOCAL: Universidade Federal de Pernambuco (vídeo conferência)

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO RECURSO PARA A PRODUÇÃO DE RELATÓRIOS DE INFORMAÇÕES FINANCEIRAS RELACIONADAS À SUSTENTABILIDADE.

Inteligência Artificial, Informações Financeiras, Sustentabilidade.

Atualmente, o ambiente de produção de informações financeiras está imerso em uma quantidade de dados cada vez mais crescente, em formatos variados e com tecnologias capazes de detectar padrões, aprender com esses padrões e realizar tarefas complexas (Kaplan & Haeinlen, 2020).  Nesse ambiente, encontram-se desafios e oportunidades que precisam ser investigados, pois o uso apropriado das tecnologias pode significar a produção de informações mais transparentes, relevantes e com menor custo de produção (Warren et al., 2015).

Além disso, o estabelecimento de padrões obrigatórios de produção de relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade pela Fundação IFRS (International Financial Reporting Standards) por meio do IFRS-S1 – General Requirements for Disclosure of Sustainability-related Financial Information, adiciona maior complexidade e exige da contabilidade financeira mudanças para responder a tais demandas.

Nesse contexto, investigar o potencial da inteligência artificial para suportar a produção de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade, permitirá trazer respostas para a seguinte questão: Os recursos da Inteligência Artificial dão suporte para atender à demanda dos investidores por relatórios de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG)?

A investigação acerca dessa questão tomará por base os requisitos de divulgação estabelecidos pelo padrão IFRS-S1, o qual estabelece as diretrizes gerais para elaboração dos relatórios de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade. Logo, tem-se como premissa a adoção da materialidade simples, adotada pela Fundação IFRS, isto é, o foco de divulgação nas informações de riscos envolvendo o uso e a relação com recursos que podem trazer impacto financeiro para a organização.

Interno - 2226467 - CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
Externo à Instituição - FABIO HENRIQUE FERREIRA DE ALBUQUERQUE
Presidente - 1292683 - RAIMUNDO NONATO RODRIGUES
Interna - 4134596 - UMBELINA CRAVO TEIXEIRA LAGIOIA TORRES