Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE DUARTE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE DUARTE DA SILVA
DATA : 30/06/2023
LOCAL: Universidade Federal de Pernambuco (vídeo conferência)

Sinergias entre Educação Fiscal e novas Tecnologias: explorando o potencial transformador

educação fiscal; ensino-aprendizagem; metodologias ativas educacionais; blended learning; inteligência artificial.

O presente estudo tem como objetivo analisar como as metodologias ativas educacionais, na modalidade Blended Learning, podem contribuir para a educação fiscal. Estudos anteriores evidenciam a necessidade de aprofundamento nesse tema. Esta obra será composta por dois artigos que investigarão das mencionadas metodologias. O primeiro artigo abordará a percepção de aprendizagem dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco, no que tange à educação fiscal por meio da utilização de metodologias ativas educacionais (Especificamente, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), sala de aula invertida, gamificação e a aprendizagem por meio do uso da inteligência artificial, especificamente, o ChatGPT). Neste sentido, será utilizado questionário encaminhado por e-mail institucional. O segundo artigo, demanda a aplicação das metodologias e ferramentas, pois buscará analisar a aprendizagem a partir do uso destes. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, isto é, utilizará a técnica de triangulação metodológica (qualitativa e quantitativa), exploratória e descritiva, com critérios de seleção da amostra baseados na formação e acessibilidade dos respondentes. Considerando a disparidade de informações entre a população (principal) e o Estado (agente), uma das bases teóricas fundamentais deste estudo é a Teoria da Agência. Essa teoria é complementada pela Teoria da Aprendizagem, a qual é utilizada para fundamentar a relação entre a educação fiscal e as metodologias ativas. A técnica de análise de dados utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Serão utilizados os softwares de análise textual Iramuteq, além do Microsoft Excel e do Google Forms. Dessa forma, o trabalho tenciona colaborar para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem por meio de metodologias ativas educacionais aplicadas aos conteúdos fiscais, deste modo, promovendo a conscientização fiscal e o pleno exercício da cidadania.

Externa à Instituição - LILIANE CRISTINA SEGURA
Interna - 2289080 - ANA LUCIA FONTES DE SOUZA VASCONCELOS
Interno - 1473349 - DANIEL JOSE CARDOSO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 31/05/2023 09:49