Banca de QUALIFICAÇÃO: GRAZIELLE ROZENDO DE CERQUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRAZIELLE ROZENDO DE CERQUEIRA
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais
TÍTULO:

ESTUDO DAS PROPRIEDADES E PROCESSABILIDADE DE SISTEMAS INTELIGENTES DE PNVCL


PALAVRAS-CHAVES:

Poli(N-vinilcaprolactama); blendas poliméricas; poli(ácido lático); copolímeros; poliuretano; injeção por fusão; extrusão por fusão; plastificante; composto termorresponsivo.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

O poli(N-vinilcaprolactama) (PNVCL) é um polímero biocompatível e termorresponsivo, capaz de apresentar uma transição de comportamento de hidrofílico para hidrofóbico em uma temperatura de transição próxima à fisiológica. No entanto, suas possibilidades de aplicação são limitadas pela sua difícil processabilidade no estado fundido e por sua elevada fragilidade no estado sólido. Essas características podem ser alteradas através da utilização de aditivos ou pela combinação com outros polímeros, constituindo blendas ou copolímeros. Com esse objetivo, no presente trabalho intenciona-se estudar as propriedades e processabilidade do PNVCL em três frentes de estudo: i) preparação de uma blenda polimérica de PNVCL com o poli(ácido láctico) (PLA); ii) preparação de um copolímero de PNVCL com poliuretano (PU); iii) aditivação do PNVCL com glicerol. As características físicas e químicas dos materiais produzidos foram avaliadas pelas técnicas de espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV), cromatografia de permeação em gel (GPC), termogravimetria (TGA) e calorimetria diferencial exploratória (DSC). A termorresponsividade dos compostos foi verificada pelo método de ponto de nuvem e através da análise de ângulo de contato nos filmes poliméricos. Os resultados obtidos até o momento indicam a obtenção de blendas de PNVCL/PLA com características imiscíveis e com propriedades termorresponsivas, a confirmação da síntese do PNVCL e do PU homopolímeros e a viabilidade de processamento no estado fundido por extrusão e injeção do PNVCL com glicerol, sem alteração da termorresponsividade.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ROSARIO ELIDA SUMAN BRETAS - UFSCAR
Presidente - 1167723 - ARMANDO JUAN NAVARRO VAZQUEZ
Externo ao Programa - 1056845 - FELIPE PEDRO DA COSTA GOMES - null
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 12:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04