Banca de QUALIFICAÇÃO: FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELLYPE DIORGENNES CORDEIRO GOMES
DATA : 14/09/2023
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DE MATERIAIS
TÍTULO:

DESIGN DE MOF'S DE GALIO: DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA À NEOFORMAÇÃO ÓSSEA


PALAVRAS-CHAVES:

Metal-organic Framework. Gálio. Nanoparticulas de Prata. nanopartículas do análogo de gálio do azul da prússia. Periodontite. Célula MG-63.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

A periodontite é uma condição inflamatória que afeta os tecidos de suporte dental, desencadeada por uma infecção causada pelo biofilme periodonto patogênico. As respostas inflamatórioimunológicas do hospedeiro aos microrganismos periodontais são responsáveis pelos danos teciduais observados nessa patologia, incluindo perda de inserção periodontal e tecido ósseo. No entanto, a falta de medicamentos capazes de estimular a neoformação óssea e combater efetivamente os microrganismos torna o tratamento da periodontite um desafio significativo na odontologia. Este estudo descreve o desenvolvimento de Metal-Organic Frameworks (MOF) de gálio. O objetivo é preparar e caracterizar a MOF Ga-MIL-116, compósito da MOF Ga-MIL116@AgNPs e MOF de nanopartículas do análogo de gálio do azul da prússia (GaPBNPs) com PVP e Quelante. Para isso, foram utilizadas diversas técnicas de caracterização, como difração de raios-x (DRX), espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), espectroscopia eletrônica na região do ultravioleta (UV-Vis), análise termogravimétrica (TGA), microscopia eletrônica de varredura (MEV). As análises confirmaram a presença das nanopartículas de prata no Ga-MIL-116 e a formação de GaPBNPs no qual pela técnica de DRX foi possível calcular os tamanhos dos cristalitos 12 nm e 25 nm para GaPBNPs-PVP e GaPBNPs-Quelante respectivamente. Além disso, foram conduzidos testes biológicos utilizando células osteoblastos do tipo MG-63 para avaliar a viabilidade celular. Os resultados mostraram que o compósito Ga-MIL-116@AgNPs provocou uma diminuição na viabilidade celular em concentrações de 6; 12; 25; 50 e 100 µg/ml, quanto as nanopartículas do análogo de gálio do azul da prússia não apresentaram nenhuma dimunuição. Em geral, os resultados indicam que o compósito Ga-MIL-116@AgNPs e os GaPBNPs, desenvolvido nesta pesquisa, apresenta potencial para futuros estudos relacionados à neoformação óssea, tornando-se uma promissora abordagem para tratamentos periodontais avançados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Deoclecio Ferreira de Brito - UEPB
Externa à Instituição - Iêda Maria Garcia dos Santos - UFPB
Presidente - 2457389 - EDUARDO PADRON HERNANDEZ
Notícia cadastrada em: 18/08/2023 11:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06