Banca de DEFESA: LINDEMBERGUE PEREIRA COSTA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDEMBERGUE PEREIRA COSTA JÚNIOR
DATA : 28/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais
TÍTULO:

Efeito da argila organofílica e palha de milho nas propriedades de compósitoshíbridos de poli (butileno adipato-co-tereftalato) (PBAT)


PALAVRAS-CHAVES:

PBAT, Argila organofílica, Palha de milho, Biodegradável.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A pesquisa desenvolvida, trata da produção, caracterização e determinaçãodaspropriedades de filmes extrudados e corpos de prova injetados de nanocompósitos PBAT/argilaorganofílica C20A e de um novo material compósito híbrido PBAT/argila C20A/palha de milho. Oefeitoda incorporação e o teor das cargas na estrutura, propriedades térmicas, reológicas, mecânicas, barreira, biodegradabilidade e sorção de água foram analisados. Foram produzidos nanocompósitos PBAT/C20Acontendo 1, 3 e 5% (m/m) de argila organofílica e compósitos híbridos de PBAT contendo 2, 6e10%(m/m) de reforço constituído por argila e palha de milho na proporção 1:1. Após a mistura à quente, emreômetro de torque, os componentes foram triturados em moinho de facas e os grânulos foramextrudadosna forma de filmes planos e injetados no formato de corpos de prova de tração. Os resultados mostramamelhoria da resistência à tração dos filmes nanocompósitos extrudados com adição de 1%de argilanamatriz polimérica e dos sistemas injetados com a adição de cargas em teores de 3%e 5%. Emgeral, oalongamento na ruptura, dos filmes de compósitos e nanocompósitos, foi inferior à dos corpos deprovainjetados. Quando a fibra vegetal é adicionada aos sistemas de polímero e argila, observa-seumatendência de perda de resistência à tração e diminuição do alongamento de todos os sistemas emestudoeum aumento do módulo elástico para corpos de prova injetados e diminuição para filmes extrudados. Ocompósito híbrido (PBAT/argila/palha de milho) mostrou um aumento da biodegradabilidade de6,84%para os corpos de prova e de 3,47% para os filmes planos. O novo material híbrido apresentouineficiência nas propriedades de barreira, ao triplicar o valor da permeabilidade ao O2 na amostradefilmes em relação ao PBAT puro, dificultando sua aplicação em embalagens de alimentos e revestimentosprotetores, mas podem ser indicados para embalagens permeáveis que favorecemo frescor dealgunsvegetais e carnes. Acredita-se que os efeitos de interação polímero-fibra possam ser melhorados comummelhor beneficiamento da fibra, deixando-a com menor tamanho em pulverizadores na tentativadesintetizar filmes mais homogêneos. Também foi possível observar por reometria de torque, umdiscretoaumento na degradação dos sistemas com a adição das cargas (argila e palha de milho).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2457389 - EDUARDO PADRON HERNANDEZ
Externa à Instituição - MICHELLE FÉLIX DE ANDRADE - UFPE
Externa à Instituição - TATIARA GOMES DE ALMEIDA - UFCG
Externo à Instituição - TOMAS JEFERSON ALVES DE MELO - UFCG
Presidente - 1283002 - YEDA MEDEIROS BASTOS DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 04/08/2023 11:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09