Banca de DEFESA: RHODIVAM LUCAS MENDES FEITOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RHODIVAM LUCAS MENDES FEITOSA
DATA : 07/08/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais
TÍTULO:

Filmes poliméricos termorresponsivos com propriedade antimicrobiana.


PALAVRAS-CHAVES:

Poli (n-vinilcaprolactama), PNVCL, blendas, polímeros termorresponsivos, atividade antimicrobiana, caracterização, óleo essencial da casca de canela.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

Os polímeros termorresponsivos são macromoléculas são capazes de mudarem suas características, de forma reversível, com a variação de temperatura. Essa singularidade torna esses materiais úteis em uma ampla gama de aplicações, como liberação controlada de moléculas (como drogas), curativos, scaffolds, engenharia de tecidos e sensores. O poli(N-vinilcaprolactama), PNVCL, é um polímero termorresponsivo e biocompatível cuja temperatura de transição hidrofílica/hidrofóbica depende da massa molar. Entretanto, este material não possui boas propriedades mecânicas. O poli (butileno adipato co-tereftalato) (PBAT) é um polímero flexível e biocompatível. A produção de blendas é uma rota interessante para conferir melhoria nas propriedades com a junção de polímeros diferentes. O óleo essencial da casca de canela (CEO) tem características antimicrobianas e pode ser utilizado como aditivo aos polímeros para conferir esta propriedade. No presente trabalho, o PNVCL foi sintetizado por duas rotas diferentes, uma usando o ácido 3-mercaptopropiônico (MPA) como agente de transferência de cadeia e a outra sem MPA. Foram feitos filmes de PNVCL pelo método de casting. Em seguida, foi produzida uma blenda do polímero termorresponsivo com PBAT por casting a fim melhorar as propriedades mecânicas. Além disso, adicionou-se CEO nos filmes poliméricos produzidos para formar potenciais materiais com propriedades antimicrobianas. Os materiais obtidos foram caracterizados por espectroscopia de infravermelho, ressonância magnética nuclear, fluorescência de raio-X, energia dispersiva de raio-X (EDS), calorimetria exploratória diferencial, termogravimetria, viscosimetria, cromatografia de permeação em gel, ponto nuvem, teste de turvação dos filmes, relaxometria, ângulo de contato, microscopia eletrônica de varredura, análise mecânico dinâmico, análise antimicrobiana, citotoxicidade. Foram obtidos os polímeros pelas sínteses realizadas. Também houve sucesso na formação dos filmes poliméricos por casting. As diferentes técnicas de caracterizações confirmaram a produção de polímeros termoresponsivos. Houve a formação de uma blenda parcialmente miscível e a adição de óleo essencial conferiu boas propriedades antimicrobianas aos materiais perante bactérias Gram-negativa e Grampositiva testadas. A presente pesquisa contribui para a disseminação do conhecimento sobre o polímero termorresponsivo PNVCL, e a produção de materiais inteligentes com propriedades antimicrobianas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1356402 - CAROLINA LIPPARELLI MORELLI
Externa ao Programa - 3218488 - DAYANNE DINIZ DE SOUZA - nullInterno - 2215007 - FERNANDO HALLWASS
Notícia cadastrada em: 14/07/2023 11:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11