Banca de QUALIFICAÇÃO: MÔNICA RODRIGUES DE SÁ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÔNICA RODRIGUES DE SÁ
DATA : 28/06/2023
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais

SISTEMAS AUTO-ORDENADOS DE LÁTEX PARA UTILIZAÇÃO EM SENSORES DO TIPO SERS

látex, auto-ordenado, SERS.

Nanopartículas de látex vêm se destacando como alternativa para preparação de substratos autoorganizados mais estáveis para uso em dispositivos do tipo SERS, por apresentarem elevada monodispersidade, uma característica bem relevante na formação de modo espontâneo de macrocristais auto-ordenados que podem ser utilizados em aplicações ópticas. Assim, este trabalho teve como objetivo a preparação de substratos auto-ordenados de nanopartículas de látex (PS e (P(S-HEMA)), contendo AgNPs para o uso em dispositivos do tipo SERS, aliado à incorporação de moléculas luminescentes no intuito de avaliar a sua possível influencia na intensidade do sinal e ampliação de detecção. Os látices foram obtidos pelo processo de polimerização em emulsão livre de surfactante, sendo este processo empregado na produção de látices sintéticos para a formação de nanopartículas. Os métodos para a preparação dos filmes auto-organizados foram: método da superfície aquosa, spin coating e método do auto-ordenamento espontâneo. O tamanho e a morfologia das partículas de látex foram avaliadas por MEV que permitiu identificar as nanopartículas de PS com morfologia esférica e diâmetro médio de 759 ± 31,87 nm e partículas de P(S-HEMA) com diâmetro de 500 ± 18,50 nm e análise de DLS mostrando 870 ± 2,5 nm (PS) e 580 ± 1,5 nm (P(S-HEMA) que apontou uma ótima monodispersidade das partículas. O PZ das nanopartículas foi negativo com valores de -37,34 ± 2,8 para PS e 53,50 ± 3,4 para P(SHEMA), destacando boa estabilidade. A medida de ângulo de contato mostrou uma boa molhabilidade das partículas sobre o substrato de vidro com valores de 59,90° e 39,80º para PS e P(S-HEMA), respectivamente. Os filmes auto-organizados foram caracterizados por MEV que evidenciou a formação de sistemas auto-montados de arranjo hexagonal das partículas, por meio das metodologias propostas. As micrografias permitiram identificar ainda a incorporação do corante nas partículas de látex, mediante a alteração dos tamanhos e morfologia após a inserção da R6G, aliado a técnica de espectroscopia de luminescência e utilização de luz UV que mostraram a presença de características luminescentes nas nanopartículas de látex dopadas. As medidas por elétrons retroespalhados e EDS mostraram a presença da adição de AgNPs no substrato com tamanho médio de 9,5 ± 4,2 nm, análise de DLS com valor de 20,88 ± 0,50 nm e PZ de 46,69 ± 1,27 mV. O teste preliminar do substrato SERS contendo o analito, por meio dos espectros Raman apontaram um aumento da intensidade do sinal, promovendo um sistema auto-montado com intensidade aprimorada. Desta maneira, estes resultados demonstraram a possibilidade do sistema na utilização de sensores do tipo SERS, que podem contribuir significativamente para análises de uma única molécula e de baixa concentração do analito.

Interno - 1129726 - CID BARTOLOMEU DE ARAUJO
Interna - 1857515 - GIOVANNIA ARAUJO DE LIMA PEREIRA
Presidente - 1354207 - SEVERINO ALVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 10:44