AVALIAÇÃO DE JOGO DIGITAL COM CRIANÇAS NO ESPECTRO AUTISTA: IDENTIFICAÇÃO DE DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO SOB À LUZ DE JOGOS SÉRIOS
Autismo; Jogos digitais; Usabilidade; Aprendizado; Inclusão
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se pela ocorrência de prejuízo persistente na interação social e presença de padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades (APA, 2013). Além disso, é comum a ocorrência de deficiência intelectual e atrasos na linguagem, que juntos contribuem para um déficit de aprendizagem. Dados mais recentes do monitoramento realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos estimam que 1 em cada 44 crianças apresentam o TEA e, devido a escassez de dados a respeito do cenário nacional, pode-se estimar que afete milhões de crianças no Brasil. Atualmente, vários recursos que integram tecnologia e práticas de intervenção na saúde vêm sendo desenvolvidos e avaliados, com destaque para o uso de jogos digitais como estratégia de intervenção com indivíduos com TEA. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo propor diretrizes para avaliação de jogos digitais com metas educacionais que buscam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Para isso, será realizada uma pesquisa de caráter exploratório, com método de abordagem indutivo e apropriação de dois delineamentos: pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O estudo de caso será realizado durante 6 meses na instituição Associação de Amigos dos Autistas – MA com crianças autistas que necessitam de nenhum ou pouco suporte, com diagnóstico comprovado e entre 7 e 12 anos. Para coleta de dados, serão utilizadas entrevistas com seus responsáveis e profissionais de saúde que os acompanham e observações diretas. Além disso, será realizada uma avaliação de usabilidade de um jogo digital direcionado a este público, empregando estratégias como teste de usabilidade, avaliação heurística, grupos focais e percurso cognitivo. Para análise, os dados serão tabulados e triangulados para desenvolvimento de síntese e discussão com a teoria.