Banca de QUALIFICAÇÃO: JULLYENE DA SILVA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULLYENE DA SILVA COSTA
DATA : 31/10/2022
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

O USO DOS PADRÕES BIOFÍLICO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO: Uma análise comportamental de usuários em moradia popular decorrente de impacto em isolamento social.


PALAVRAS-CHAVES:

Ambiente Construído, Padrões biofílicos, Ux Design, Usuário, Habitação Popular


PÁGINAS: 48
RESUMO:

Os padrões biofílicos são categorizados em 14 padrões, articulam as relações entre a natureza, a biologia humana e o design do ambiente construído, sua aplicação em ambientes internos e externos, podem reduzir o estresse, melhorar o bem-estar aumentando a criatividade, direcionando a atenção e a clareza de pensamentos do usuário. Esses padrões são cada vez mais importantes para a construção do ambiente, onde cientistas, pesquisadores e profissionais do design e da arquitetura se debruçam há décadas para definir os aspectos da natureza que mais impactam na satisfação do usuário nestes ambientes. Fatores sociais, culturais e econômicos corroboram para a implantação de projetos biofílicos, uma vez que, nas moradias populares não é levado em consideração o perfil dos usuários, sendo que os espaços são cada vez menores, o que acaba prejudicando a relação entre indivíduo e ambiência. O designer de interiores atua em uma das áreas específicas do Design, que consiste na criação de ambientes internos com o objetivo de torná-los propícios em executar diferentes atividades, como, melhor qualidade de vida, melhor segurança física e emocional, e maximização na produtividade do usuário inserido neste ambiente. Portanto, o Design biofílico pode ser considerado uma ferramenta importante para a construção de um ambiente restaurador, por meio do UX Design (User Design Experience). Esta pesquisa de cunho qualitativo, classificada como pesquisa empírica do tipo exploratória, com a aplicação de entrevista, coletas dos dados e análise técnica de escalonamento multidimensional Análise da Estrutura de Similaridade pelo Sistema de Classificações Múltiplas (SCM) adaptado por Canter, Brown e Groat (1985), consiste em pedir aos participantes para classificar os mesmos elementos diversas vezes, através dos critérios pré-definidos chamada (classificações livres) ou pelo pesquisador chamada (classificações dirigidas), visando compreender suas ideias sobre o objeto estudado. De modo que as classificações consideram as similaridades, que seja elemento da mesma categoria e que tenham algo diferente das demais. O estudo também visa propor um modelo conceitual baseado nos padrões biofílicos voltado ao ambiente interno das moradias de famílias de baixa renda no Imburi, comunidade localizada no município de Pilar, no Estado de Alagoas, visando melhorar a qualidade de vida destes moradores fazendo uso da ferramenta em estudo. A princípio, deve-se revisar os conceitos do campo da biofilia e definir seus padrões que podem ser aplicados nestes ambientes: analisando os estudos de caso que permitam compreender as condições de vida dos moradores, e entender as implicações desses modelos biofílicos na vida dessas pessoas através da teoria das facetas, contando com o auxílio do programa computacional HUDAP (Hebrew University Data Analysis Package), procurando gerar um modelo conceitual a ser replicado em outros espaços.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS SOUSA LOBO
Presidente - 1131839 - AMILTON JOSE VIEIRA DE ARRUDA
Externo à Instituição - ANTONIO ROBERTO MIRANDA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 14/10/2022 14:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09