Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTIA VIANA DA ROCHA NOTARO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CINTIA VIANA DA ROCHA NOTARO
DATA : 26/10/2022
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA

Visualização de dados educacionais: entre Representação Social e mediação do Sistema de Atividade, do artefato às intervenções nos estratos mais vulneráveis.

Design da Informação, Teoria das Representações Sociais, Teoria da Atividade, Educação e Gestão.

A pesquisa a ser desenvolvida tem como objeto de estudo o Relatório dos Estudantes com Tendência à Reprovação (Power RETRE), objeto de trabalho de servidores do Núcleo de Gestão para Resultados na Educação, vinculados à Secretaria de Planejamento e Gestão, e disponibilizado aos educadores da rede pública estadual, vinculados à Secretaria de Educação e Esportes e responsáveis pela execução das políticas públicas educacionais. Contém dados de rendimento escolar, disciplinas, turmas, turnos e distorção idade-série dos estudantes das escolas da rede. A partir de pesquisa de campo estruturada por meio de conceitos desenvolvidos
pela Teoria das Representações Sociais e de seu desdobramento na Teoria do Núcleo Central, busca-se compreender o que o artefato representa para os dois grupos de utilizadores, observando os conceitos centrais e os periféricos identificados na pesquisa. A partir dos achados coletados, busca-se adotar a Teoria da Atividade, notadamente em sua terceira geração, para mapear os elementos constitutivos do diagrama de Engestron e dos objetivos de cada grupo e que sejam por eles compartilhados. O objetivo pretendido pela pesquisa é a aproximação entre os objetivos dos grupos envolvidos e a melhoria da oferta da educação para os mais vulneráveis. A partir da identificação das prioridades e dos possíveis desdobramentos de intervenções, intenta-se que a oferta da educação pública busque a melhoria das condições de vida dos estudantes. Para isso, os conceitos desenvolvidos pelo campo do Design da Informação, surgem como uma alternativa para compreender os fenômenos de integração, afastamento e negociação dos dois grupos pesquisados tendo o artefato como elemento comum de mediação. Além disso, a partir dos achados, pode surgir a compreensão das contradições existentes e, a partir delas, as possibilidades de melhoria do Sistema de Atividade e caminhos para o aprofundamento do entendimento das relações existentes e das eventuais contribuições para a melhoria da oferta da educação pública. O arquivo apresentado é dividido em 05 seções: (1) Projeto de Pesquisa; (2) Estrutura Comentada; (3) Capítulo da dissertação; (4) Histórico das Disciplinas; e (5) Histórico Escolar. Na primeira parte há a apresentação dos objetivos da pesquisa, considerando o que se vem desenhando até o momento. Na segunda parte, apresentam-se os detalhamentos das etapas da pesquisa. Na terceira parte, está disponível o capítulo da dissertação com a fundamentação teórica a ser adotada, a saber, dissertando sobre a Teoria das Representações Sociais, Teoria do Núcleo Central e Teoria da Atividade. Na quarta parte, é apresentado o histórico das disciplinas cursadas ao longo do mestrado em curso. E, por fim, está disponível o histórico escolar com os conceitos obtidos nas disciplinas cursadas.

Externa à Instituição - MARIA CAROLINA MAIA MONTEIRO - UNICAP
Presidente - 1133862 - SILVIO ROMERO BOTELHO BARRETO CAMPELLO
Interna - 1132321 - SOLANGE GALVAO COUTINHO
Notícia cadastrada em: 11/10/2022 14:42