Instagram e Linguagem Gráfica: o liame entre o pictórico e o verbal gráfico em postagens acadêmicas
linguagem gráfica, Instagram, comunicação institucional, design da informação.
O presente trabalho discute e analisa a composição de postagens institucionais voltadas à divulgação de eventos acadêmicos no Instagram. Tendo como local de observação e coleta de amostras o perfil da UFPE na rede social, este estudo de caso parte do pressuposto de que é possível fazer considerações gerais a partir de análises particulares. Neste trabalho, a amostra será não probabilística e por conveniência, uma vez que nem todas as postagens no feed institucional da UFPE dão publicidade a eventos acadêmicos. Tendo como viés o esquema proposto por Twyman, onde se dividem as formas de linguagem gráfica em verbal e pictórica (além de esquemática), buscamos explorar a composição destes artefatos a partir destas duas formas de linguagem, identificando-as, num primeiro momento, e analisando seus conteúdos a partir da metodologia de análise da ilustração de Evelyn Goldsmith (1980), e do esquema analítco de Jeremy Mulvey (1986). Desta forma, partindo de uma proposta exploratória, espera-se reunir e interpretar os dados da pesquisa, a fim de propor diretrizes que apoiem a produção dessas postagens, de forma a valorizar a mensagem, através da compreensão da relação texto-imagem.