Banca de DEFESA: SILVIO ROGERIO DE ANDRADE LIMA

DISCENTE : SILVIO ROGERIO DE ANDRADE LIMA
DATA : 04/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/pay-bshg-nrn

A PREDIÇÃO DA PREFERÊNCIA POR FACHADAS DE EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS MULTIFAMILIARES SOB A ÓTICA DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL E DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO.

Percepção ambiental, Experiência do usuário, Fachadas de edifícios residenciais.

Essa pesquisa busca avaliar o impacto do design da fachada dos edifícios residenciais em um recorte na cidade do Recife, Brasil, na experiência emocional dos usuários. Para isso se utiliza de conceitos de percepção ambiental e experiência do usuário (UX), buscando identificar as características mais relevantes no objeto de estudo e a gradação da importância das fachadas no processo de aquisição de imóveis. Buscou-se ainda estabelecer a opinião dos usuários acerca da aparente semelhança formal entre as fachadas, promovendo a comparação com a produção arquitetônica de outras praças e de outro recorte temporal no Recife. Foram utilizados questionário e ferramenta de medição de emoções para indagar diretamente o público, além de entrevistas semiestruturadas com profissionais. Como resultado, foi possível constatar que as fachadas representam um ponto de extrema relevância no momento da compra, tendo influência decisiva na sua concretização. De fato, há um consenso entre os pesquisados confirmando a percepção de repetição formal das fachadas no Recife, no extrato social determinado. Entre as características presentes nas fachadas indicadas como principais estão a forma, os revestimentos e as cores. Assim, conclui-se que as fachadas possuem grande impacto diante dos usuários e são muito importantes na avaliação de um imóvel.

Externo ao Programa - 1149640 - FABIANO ROCHA DINIZ
Interno - 1514446 - LEONARDO AUGUSTO GOMEZ CASTILLO
Presidente - 1351969 - NEY DE BRITO DANTAS
Notícia cadastrada em: 14/10/2021 09:12