Banca de DEFESA: LAYANE NASCIMENTO DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYANE NASCIMENTO DE ARAÚJO
DATA : 07/12/2023
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/87980952615?pwd=c3RRMG1LVmowWFFDeTAzUDFZZXhwUT09

A ATENÇÃO DOS ALUNOS NO METAVERSO: Um estudo sobre a concepção de ambientes de aprendizagem no metaverso, a luz do Design e da Ergonomia.

Design. Ergonomia. Metaverso. Ambiente Educacional. Atenção.

O estudo encontra-se balizado nas mudanças de paradigmas educacionais, ocorridas principalmente após a pandemia da Covid-2019. Assim, o mesmo se apresenta centrado na evolução do ensino tradicional, voltado para a configuração de sala de aula física, para uma nova abordagem do ambiente de aprendizagem, por meio da inserção de recursos tecnológicos. Desse modo o foco principal desta pesquisa é propor diretrizes ergonômicas e de Design para a elaboração e utilização de ambientes de aprendizagem 3D, em realidade virtual, para o metaverso, adequados ao contexto educacional, com foco na atenção dos alunos. Entendendo se que na relação ambiente e aprendizado, a atenção desempenha um papel fundamental para a construção do conhecimento. Sendo comprovada a relação da atenção e do aprendizado com o ambiente construído, este estudo tenta compreender a relação do ambiente de ensino em realidade virtual de metaverso com a atenção do aluno. Para tanto, o estudo é conduzido pela metodologia do Design Science Research (Dresch et al., 2015), com a utilização da etapa de análise da percepção do usuário da Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído – MEAC (Villarouco, 2009; 2011). Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa se configurou como experimental, participativa e de estudo de caso. Para garantir profundidade ao estudo foi utilizado o método bibliográfico, método observacional (fotografias e filmagens) e método interacional (entrevistas, formulários e questionários) para a coleta dos dados. Tais métodos foram utilizados para levantamento de dados qualitativos a respeito da percepção do espaço de ensino por parte dos usuários. Adicionalmente, foram utilizadas as ferramentas da Psicologia Ambiental: Mapa Mental, bem como, a análise da atenção concentrada, dividida e alternada dos estudantes (AOL-C, AOL-D e AOL-A), a fim de levantar dados quantitativos para o estudo. Diante disto, por meio de uma análise comparativa de 10 metaversos utilizados para práticas educativas, foi selecionado o metaverso FrameVR para a realização do experimento, bem como foram escolhidos fatores ambientais relacionados a Teoria da Restauração da Atenção (ART), de Kaplan e Kaplan (1982, 1989), princípio que explica que a atenção pode ser restaurada por meio de estímulos de paisagens de natureza, para ser avaliado no experimento. Assim, realizou-se um experimento com um grupo de 36 estudantes, divididos em grupos de 6 indivíduos, sendo 2 com capacidade geral da atenção superior, 2 com média e 2 com inferior, a fim de tornar a amostra mais homogênea, na plataforma de metaverso Frame VR. Os estudantes tiveram contato com três tipos de ambientes, ambiente A – ambiente fechado sem janelas, ambiente B – ambiente semiaberto com janelas e vista para paisagens, e ambiente C – ambiente aberto com vista para paisagens. Ao final, foi percebido que espaços abertos ou semiabertos são requeridos para a realização de atividades que exijam atenção concentrada e/ou dividida, enquanto espaços fechados são recomendados para atividades educativas que necessitam que o estudante preste atenção ora em um estímulo, ora em outro. Comprovou-se que o metaverso possui grande potencial para promoção de atividades de ensino lúdicas e eficientes, com foco na atenção e consequentemente na aprendizagem dos alunos.

Presidente - 1131839 - AMILTON JOSE VIEIRA DE ARRUDA
Externa à Instituição - ELISANGELA BRITO PESSOA VILAR - ULisboa
Externo à Instituição - JOSÉ GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA - UFRN
Externo à Instituição - LUIS CARLOS PASCHOARELLI - UNESP