Banca de DEFESA: OTHON CESAR VASCONCELOS SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OTHON CESAR VASCONCELOS SILVA
DATA : 24/11/2023
LOCAL: https://meet.google.com/mok-fkpt-gpe

Metodologia Visual: diretrizes técnicas para o desenvolvimento de projetos de design de identidade visual.

design de identidade visual, metodologia, diretrizes, marcas.

Projetos de design de identidade visual são frequentes e de longa data na história do design. A prática projetual do desenvolvimento de marcas pode ser encontrada, seja em trabalhos de estudantes e recém-formados, seja em projetos de designers renomados. Mais do que isso, a relevância do design de identidade visual permanece firme mesmo com as constantes mudanças de formatos, mídias e plataformas em que o design é veiculado. O campo possui referências bibliográficas bastante conhecidas e utilizadas em sala de aula e pesquisas. No entanto, percebe-se que assuntos de natureza técnica não são abordados com aprofundamento. É comum encontrar livros que conduzem o assunto a partir de uma abordagem mais ampla, projetual, e menos técnica e ferramental. Além disso, por possuir uma natureza de conteúdo abrangente, que consegue envolver diversas temáticas do design (cores, tipografia, design de superfície, design de embalagens, etc), o design de identidade visual acaba sendo tratado de maneira generalista nas produções bibliográficas. O autor desta pesquisa percebeu essa lacuna no momento em que foi professor de uma disciplina chamada Metodologia Visual, do curso de Bacharelado em Design, da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil, que utiliza o design de identidade visual como condutor prático para o exercício e aprendizado de fundamentos do design gráfico. A disciplina faz um apanhado geral de diferentes assuntos do design gráfico que possuem correlação com o universo do design de identidade visual. Vistos de forma separada, as temáticas são exercitadas individualmente através de atividades em formato de pranchas. Cada prancha compõe uma parte de um todo projetual que, ao final, resulta em um projeto de design de identidade visual. Esta pesquisa se propôs a construir diretrizes técnicas para o desenvolvimento de projetos de design de identidade visual, a partir da combinação de diretrizes encontradas na revisão bibliográfica e nas ocorrências de ajustes, solicitados pelo professor aos estudantes, durante as experimentações e estudos realizados nas atividades da disciplina. O guia de diretrizes construído representa importante contribuição para o aprendizado de estudantes, a prática didática de docentes e o registro bibliográfico multitemático do campo do design de identidade visual.

Externa à Instituição - LIA MADUREIRA FERREIRA
Externa ao Programa - 3231421 - MARIA DE FATIMA WAECHTER FINIZOLA SANTANA - nullExterna à Instituição - MEIRIEDNA QUEIROZ MOTA
Externa à Instituição - SILVIA APARECIDA DE OLIVEIRA DE ALENCAR MATOS - IFRN
Presidente - 1132321 - SOLANGE GALVAO COUTINHO