Modelo conceitual de desenvolvimento de produtos de moda inclusivos aplicado ao ensino
Design de Moda; Pessoas com Deficiência; Mobilidade Reduzida; Inclusão.
O design de moda em uma compreensão projetual e processual demonstra grande dificuldade em contemplar diferentes corpos, especialmente tratando-se de pessoas com deficiência ou restrições de mobilidade. É um cenário carente no que diz respeito ao entendimento e atendimento de necessidades específicas desse público no que tange o ato de vestir além da propagação de ideais corporais que marginalizam não só este, mas qualquer outro corpo destoante dos padrões irrefletidamente reproduzidos. Nesse sentido questiona-se se tal falta de acessibilidade no âmbito mercadológico não seria um reflexo de uma falta de instrumentalização do designer ainda em seu processo de formação profissional.
Dessa maneira, a pesquisa estrutura-se em torno da perspectiva do ensino do design de moda enquanto potencial formador de um profissional qualificado a atuar em um contemporâneo em transição para uma prática mais inclusiva. Nesse sentido, são levantados conceitos da deficiência, do design de moda em seus âmbitos macro e micro, a fim de traçar um panorama que sustente a viabilidade de um cenário projetual e produtivo da moda em concordância com as especificidades de um público com habilidades e restrições específicas. A abordagem metodológica da pesquisa é indutiva, utilizando-se da revisão de literatura enquanto delimitação de conceitos referenciais a pesquisa, ferramentas analíticas e comparativas nas abordagens do design de moda e um estudo analítico acerca de processos metodológicos das áreas de design, do design de moda e da ergonomia, com o intuito de estruturar um possível aporte instrumental direcionado a projetos inclusivos. A pesquisa delimita a construção de um modelo conceitual ligado à projetação voltada para esse público com aplicabilidade essencialmente didática.