Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE LEANDRO FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAQUELINE LEANDRO FERREIRA
DATA : 19/05/2022
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

A ATUAÇÃO DE DOM JOSÉ MARIA PIRES NA PARAÍBA: lugar de poder e práticas de resistência (1965-1976)


PALAVRAS-CHAVES:

Dom José Maria Pires; Ditadura Militar; SNI; práticas de resistência; Centro de Promoção Humana; Centro de Defesa dos Direitos Humanos.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

A presente pesquisa propõe narrar a atuação de Dom José Maria Pires, na Arquidiocese da Paraíba, através da investigação sobre as duas instituições criadas por ele: o Centro de Promoção Humana (CPH) e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH). Analisaremos, ainda, como o Serviço Nacional de Informação produziu informações sobre o arcebispo da Paraíba criando um perfil subversivo para o mesmo. Estudaremos, assim, as instituições do CPH e do CDDH como de práticas de resistência no interior da Igreja Católica, ressaltando o lugar de poder do arcebispo como campo de criação de possibilidades de atuação. Essas práticas, alvos do SNI, serão abordadas, também, a partir dos documentos de informação e repressão que foram produzidos ao longo (1965-1976). A partir desses documentos, pesquisaremos a visão que os órgãos de repressão tinham sobre a atuação de Dom José Maria Pires e do CPH e CDDH, os discursos que compunham esses documentos e os conflitos identificados e suas repercussões na relação entre o governo e a Igreja.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MAURO PASSOS
Presidente - 1134077 - ANTONIO TORRES MONTENEGRO
Interno - 1184646 - PABLO FRANCISCO DE ANDRADE PORFIRIO
Notícia cadastrada em: 02/05/2022 16:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03