Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO LUCIO BATISTA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO LUCIO BATISTA DE SOUSA
DATA : 27/03/2024
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

O SERTÃO NOTICIADO: O MASSACRE DA COMUNIDADE PAU DE COLHER E A PRODUÇÃO DISCURSIVA DA POLÍCIA E DA IMPRENSA BAIANA (1934-1938)


PALAVRAS-CHAVES:

Pau de Colher. Sertão. Espacialidade. Discursos.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

As discussões envoltas à temática da comunidade Pau de Colher, corroboram para entendermos as condições históricas que proporcionaram a formação de Pau de Colher, as relações de seus moradores com o catolicismo popular e os conflitos que ocasionaram a sua inexistência. Partindo de um repertório de fontes, livros de memórias, pesquisas já desenvolvidas e discursões sobre Pau de Colher e considerando outras possibilidades que o tema possui, nos interessamos aqui analisar os discursos sobre a comunidade Pau de Colher e as relações que o Estado e a imprensa estabeleceram entre os conflitos existentes e os possíveis perigos que os sertanejos representavam, isto é, nos interessamos em abordar acerca de como Pau de Colher foi representada nos discursos como um lugar no sertão, como uma espacialidade marcada pelo atraso, banditismo social, de revoltas populares, de sujeitos perigosos, entre outros; que naquele momento não se adequavam as perspectivas de ideia de nação e de cidadão fomentadas nos anos de 1930. Considerando essas discussões e entendendo o espaço enquanto objeto de estudo central para essa pesquisa, discute-se aqui a comunidade Pau de Colher e o conflito em 1938 pensando como uma espacialidade que configurou definições a partir do olhar do outro, do olhar externo, em que se predominou discursos carregados de estigmas. Diante disto, os discursos sobre a comunidade Pau de Colher retomaram estratégias discursivas acerca do sertão do início da República para se justificar ações do Estado. Diante disso, pensamos o conflito na comunidade afim de entender as noções que se construíram acerca do sertão.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO JORGE DE SIQUEIRA
Interno - 1132314 - ANTONIO PAULO DE MORAIS REZENDE
Externo à Instituição - HELDER REMIGIO DE AMORIM - UNICAP
Notícia cadastrada em: 25/03/2024 15:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11