Banca de DEFESA: FÁBIO XAVIER LOBO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FÁBIO XAVIER LOBO
DATA : 13/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/dws-mfyn-xrv
TÍTULO:

IMPACTO ELÉTRICO DA INSERÇÃO DE UMA CENTRAL FOTOVOLTAICA NA REDE DE TRANSMISSÃO: Estudo de Caso Usina Solar Coremas-PB


PALAVRAS-CHAVES:

Geração Fotovoltaica Centralizada; Impactos na rede de transmissão; Fluxo de Potência; Regime permanente; Variação de Tensão.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

O aumento gradativo da inserção de usinas fotovoltaicas tem impacto na qualidade da energia elétrica. Foi feito um estudo com o software ANAREDE, considerando o sistema em regime permanente para a demanda de carga e da geração FV. Nesse trabalho, foram analisados três cenários; o primeiro na condição atual de operação (com 70 MW FV já inserida), a segunda com a inserção adicional de 50% do previsto a entrar em operação (170MW) e a terceira com 100% do previsto (270MW FV), no trecho da linha de transmissão com o sistema norte Eletrobrás-Chesf. Adicionalmente foram analisados dois cenários (geração de 70 MW FV e 270MW FV) do sistema em situação de contingência, utilizando o critério de segurança n-2, com a perda de dois equipamentos de compensação de reativos. Os resultados demonstram que na condição normal de operação, houve melhora nos perfis de tensões nas barras próximas ao complexo FV à medida que se tem um aumento da inserção FV. Em relação às barras próximas à geração convencional, ocorreu um aumento nos níveis de tensão com o aumento FV descrito no cenário 2 e manteve-se constante no cenário 3. Também houve um discreto aumento nas perdas ativas e uma redução significativa nas perdas reativas nas linhas de transmissão (LT) mais próximas ao complexo FV. Em relação aos cenários de contingências, as variações nos níveis de tensões das barras selecionadas próximas à geração FV foram consideravelmente menores do que no cenário 1 (caso base).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALCIDES CODECEIRA NETO
Externo ao Programa - 1139045 - EMERSON TORRES AGUIAR GOMES
Externo ao Programa - 1171041 - RONALDO RIBEIRO BARBOSA DE AQUINO
Notícia cadastrada em: 25/04/2022 23:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07