Religião, Espaço Público e Educação - Ensino Religioso: Debates e Embates, Avanços e Retrocessos
Religião; Educação; Ensino Religioso; Políticas Públicas; Políticas de Ação Afirmativa.
O Ensino Religioso reflete uma luta que ultrapassa o limite do campo educacional e não apenas no Brasil. Os conflitos pela inserção de diversas religiões nos espaços públicos, que também são fruto da mesma secularização e laicização das ordens políticas modernas, fazem-se presentes em diversos países. As soluções e tratamentos dados a esta questão diferem-se entre os países e mesmo, dentro deles. Ao se acompanhar a história recente do ER no Brasil percebe-se uma gama de questões relativas ao processo histórico, político, social e cultural mais abrangente. Ele nos aproxima da realidade educacional do país, da diversidade de maneiras de tratar o ER nos vários estados brasileiros, da inegável presença e forte atuação da Igreja Católica na provisão do ER ao longo da história brasileira, da inserção de entidades religiosas e de diversas religiões no espaço público, na educação e na política. Neste contexto, este projeto visa a identificar e analisar os diversos discursos que norteiam as práticas em torno do Ensino Religioso na conjuntura atual, bem como avaliar como estes discursos e estas disputas incidem no âmbito da educação pública.