Banca de DEFESA: FABÍOLA ARAÚJO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABÍOLA ARAÚJO DA SILVA
DATA : 30/06/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

TRABALHO AMBULANTE NOS ESPAÇOS DO METRÔ DO RECIFE: ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA DA CLASSE TRABALHADORA E, OU ESTRATÉGIA DE ACUMULAÇÃO DE CAPITAL?


PALAVRAS-CHAVES:

TRABALHO; AMBULANTES; CAPITAL; RECIFE.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Trata-se de projeto de pesquisa na temática do trabalho, especificamente do trabalho ambulante entendido como estratégia de sobrevivência do trabalhador e, ou de acumulação do capital comercial local, apresentado e aprovado pela banca de qualificação no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPE, e consiste em parte dos requisitos para a obtenção do grau de mestre em Serviço Social. O interesse pela temática do trabalho ambulante surgiu desde a graduação em Serviço Social, a partir de inquietações suscitadas pelos debates e discussões, no processo de aquisição teórica, proporcionados pelas disciplinas cursadas. Ademais, a vivência e observação do real proporcionaram impressões, inquietações e interesses em desvendar a essência da dinâmica do trabalho no comércio ambulante, e que vem se desdobrando nos espaços do metrô do Recife. Ao final da graduação, as inquietações e estudos resultaram numa primeira aproximação com o trabalho de conclusão de curso, intitulado: “O trabalho informal nos espaços do sistema metroviário do Recife e Região Metropolitana (RMR)”. A partir de uma perspectiva crítica, caracterizou-se o trabalho no comércio informal nos espaços do Sistema Metroviário do Recife e (RMR) e construiu-se um perfil dos vendedores ambulantes, particularizando as seguintes variáveis: gênero/sexo, idade, escolaridade, renda, relações de trabalho anteriores ao comércio informal. Do trabalho de conclusão do curso de Serviço Social permaneceram alguns questionamentos em torno da temática, como: qual a essência do fenômeno? O que esse fenômeno revela, ou tem a ver com o processo de acumulação do capital, já que todo trabalho encontra-se inserido na dinâmica capitalista? Questionamentos que requerem aprofundamento e que superam a caracterização do trabalho no comércio ambulante, a sistematização das condições em que essa atividade é desenvolvida, e o perfil dos vendedores ambulantes. Pretende-se agora com essa investigação aprofundar o conhecimento teórico/prático e aproxima-se ainda mais do fenômeno buscando sua essência, explorando a relação entre o trabalho ambulante e a acumulação do capital. Desvendar o essencial do fenômeno aparente permite responder aquele questionamento, seja: ao como o trabalho precário dos vendedores ambulantes nos espaços do metrô do Recife é uma estratégia tanto para garantir a sobrevivência do trabalhador (aparência), como é essencial ao ciclo de produção capitalista para garantir a acumulação do capital comercial local (essência).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADILSON MARQUES GENNARI - UNESP
Presidente - 2130637 - ANA CRISTINA BRITO ARCOVERDE
Interna - 6275672 - HELENA LUCIA AUGUSTO CHAVES
Notícia cadastrada em: 02/06/2021 10:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06