PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: ARYELLE PATRICIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARYELLE PATRICIA DA SILVA
DATA : 26/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: no google meet
TÍTULO:

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A NOÇÃO DE LUCRO COM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Conceitos; Teoria dos Campos Conceituais; Noção de Lucro; Ensino Básico.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Dentre as diversas possibilidades de apreensão dos conceitos financeiros, a ideia de lucro seria uma das mais relevantes na formação inicial, pois colabora na articulação de outros conceitos econômicos, sendo fundamental para o desenvolvimento de competências na administração do pensamento financeiro. O presente estudo teve como objetivo geral examinar a compreensão de lucro frente às situações financeiras em crianças do anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade do Recife. Como objetivos específicos buscou (i) verificar que elementos do mundo financeiro são mobilizados pelos participantes em situações de julgamento envolvendo a noção de lucro; (ii) identificar que fatores são levados em consideração quando se é solicitado a
avaliar um valor de venda que gere lucro; (iii) avaliar se há diferenças de raciocínio apresentadas pelos participantes quando submetidos a situações de lucro de produto e de serviço. Para isso, 80 estudantes frequentando o 3o e o 5o ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade do Recife foram entrevistados individualmente, sendo 40 de cada ano escolar, Eles foram solicitados a resolverem dois blocos de atividades, a saber: Bloco 1, foi proposta uma situação envolvendo a associação da palavra lucro com outras palavras, na qual as crianças eram solicitadas a “pensar alto” sobre palavras associadas à noção de lucro. Posteriormente, Bloco 2, foram apresentadas atividades que envolveram seis situações de julgamento sobre situações de lucro, sendo três situações sobre a venda de produtos e três situações sobre a venda de serviços. A análise dos dois blocos de situações envolveu a avaliação do desempenho dos dois grupos participantes, e posteriormente, sobre as justificativas fornecidas por cada estudante. No Bloco 1, para a análise de desempenho, foram implementadas três análises. A primeira análise realizou a identificação das palavras evocadas pelos participantes quando questionados sobre as cinco palavras associadas à lucro. A segunda análise, investigou de forma mais minuciosa a primeira palavra evocada. Já para a análise das justificativas,
no Bloco 1, foram analisadas e categorizadas três tipos de respostas dadas pelos participantes à primeira palavra evocada. No Bloco 2, foi realizada uma análise estatística, envolvendo categorias de tipos de respostas, para o desempenho, distribuídas em acerto e erro. Para a análise das justificativas, foram identificadas quatro tipos de raciocínios dados pelos participantes. Os resultados evidenciaram que, para o Bloco 1, tanto o 3o ano quanto o 5o ano associaram predominante lucro à palavra dinheiro e que os participantes do 5o obtiveram uma variedade maior de associação de palavras relacionadas ao contexto financeiro, comparados ao 3o ano, além de
explicitar melhor o raciocínio operado nas justificativas fornecidas para a primeira palavra evocada. Para o Bloco 2, os participantes do 5o ano também apresentaram um desempenho geral melhor nas situações envolvendo o julgamento de venda de produtos e serviços. Num contexto geral, houve uma maior compreensão do conceito de lucro em situações de serviço em comparação com situações de produto nos dois anos escolares, embora o 5o ano tenha demonstrado um desempenho significativamente maior que o 3o ano nas duas situações propostas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANNA BARBARA BARROS LEITE - UFPE
Externa ao Programa - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA - nullExterna à Instituição - NEILA TONIN AGRANIONIH - UFPR
Presidente - 2346942 - SINTRIA LABRES LAUTERT
Notícia cadastrada em: 25/04/2024 19:54
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