PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: ALANNY NUNES DE SANTANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANNY NUNES DE SANTANA
DATA : 16/02/2024
HORA: 13:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

FUNÇÕES EXECUTIVAS: a eficácia de uma intervenção em formato de jogo eletrônico e seus efeitos sobre o desempenho matemático



PALAVRAS-CHAVES:

Funções Executivas. Intervenção. Crianças. Desempenho Matemático. Jogos Eletrônicos.


PÁGINAS: 239
RESUMO:

As Funções Executivas (FE) são habilidades cognitivas de autorregulação ligadas ao planejamento, à execução e ao monitoramento de pensamentos, comportamentos e emoções. Por melhorarem o nível de funcionalidade dos indivíduos, as FE se tornaram alvo de intervenções que visam o seu desenvolvimento e o consequente aprimoramento de outras habilidades não diretamente abordadas nos programas de treinamento, mas que por serem associadas às FE também se beneficiam destes, como as acadêmicas. Especificamente sobre os
treinamentos cognitivos computadorizados (TCC), aponta-se que estes são promissores por serem mais atrativos e por geralmente se apresentarem em formato de jogos eletrônicos. Todavia, poucos estudos apresentam programas de intervenção das FE, sendo ainda menor o número de ensaios randomizados nacionais e inexistentes os que apresentem jogos que treinem as três FE básicas e avaliem os seus efeitos sobre o desempenho em matemática. Destarte, objetivou-se avaliar a eficácia de uma intervenção em formato de jogo eletrônico direcionada às FE e seus efeitos sobre o desempenho matemático de crianças de 7 a 10 anos. Para tanto foram empreendidos dois estudos. No Estudo I é apresentado o desenvolvimento do programa Cucca Curiosa, desde a criação e adaptação de atividades, avaliação por juízes até a estimação da viabilidade e aplicabilidade por estudo piloto. No Estudo II ocorreu a investigação da eficácia do programa, apresentada em cinco ensaios randomizados estratificados. Para a coleta de dados dos ensaios os pais responderam ao Questionário sociodemográfico, de condições de saúde e educacionais do estudante, enquanto as crianças foram avaliadas presencialmente a nível de pré-teste e pós-teste com os instrumentos NEUPSILIN-Inf, Teste dos Cinco dígitos (FDT), Stroop dia e noite, Teste de Trilhas e Teste de Matemática (TEMA). Passado o pré-teste a amostra foi estratificada e randomizada para compor o grupo controle (GC) e o experimental (GE). Na etapa de intervenção os estudantes do GE participaram do programa Cucca Curiosa, que foi aplicado em cinco encontros presenciais, enquanto o GC permaneceu em espera passiva. Realizou-se uma investigação quantitativa por meio de análises estatísticas descritivas, bivariadas e multivariadas. Respectivamente nos ensaios 1 e 2, com 56 crianças pernambucanas, foi investigada e confirmada a eficácia da intervenção em promover o aprimoramento de cada FE básica (transferência próxima) e seus efeitos sobre o desempenho das crianças em matemática (transferência distante). No ensaio 3, com 56 crianças cearenses, a eficácia de transferência próxima e distante do programa foi novamente avaliada e confirmada. Respectivamente nos ensaios 4 e 5, com 112 crianças (pernambucanas e cearenses), foi possível também confirmar os efeitos da intervenção sobre as FE e o desempenho em matemática e verificar que os benefícios sobre cada FE não variaram conforme a idade, mas impactam diferentemente o desempenho em matemática, notadamente aos 8 anos. Foram produzidas e apresentadas evidências iniciais da eficácia de transferência próxima e distante de um treinamento das FE de curta duração a partir de jogos eletrônicos mesclando práticas repetidas e o ensino de estratégias metacognitivas. A falta de pós-teste postergado e cegamento são limitações que devem ser consideradas e exploradas em estudos futuros. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3145676 - CANDY ESTELLE MARQUES LAURENDON
Interna - 2346942 - SINTRIA LABRES LAUTERT
Externo ao Programa - 1055174 - ROBSON SAVOLDI - UFPEExterno à Instituição - ERNANI MARTINS DOS SANTOS - UPE
Externa à Instituição - MONILLY RAMOS ARAÚJO MELO - UFCG
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 13:45
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