PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: ALANNY NUNES DE SANTANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANNY NUNES DE SANTANA
DATA : 16/02/2024

FUNÇÕES EXECUTIVAS: A eficácia de uma intervenção em formato de jogo eletrônico e seus efeitos sobre o desempenho matemático

Funções executivas; intervenção; escolares; desempenho matemático; jogos eletrônicos.

As Funções Executivas (FE) são habilidades cognitivas de autorregulação ligadas ao planejamento, à execução e ao monitoramento de pensamentos, comportamentos e emoções. Aponta-se a importância das FE nos mais diversos âmbitos da vida e suas associações com o desempenho acadêmico em diversas disciplinas, especialmente em matemática. Destaca-se que por melhorarem o nível de funcionalidade dos indivíduos, as FE se tornaram alvo de intervenções que visam o seu aprimoramento e o consequente aprimoramento de outras habilidades não diretamente abordadas nos programas de intervenção, mas que por serem associadas às FE também se beneficiam destes, como as habilidades acadêmicas. Nessa direção, os programas de estimulação das FE podem ser de distintas modalidades. Especificamente sobre os treinamentos cognitivos computadorizados (TCC), aponta-se que estes são promissores por serem mais dinâmicos, atrativos e por geralmente se apresentarem em formato de jogos eletrônicos. Todavia, poucos estudos apresentam programas de intervenção das FE, principalmente com amostras grandes ou ensaios randomizados, sendo ainda menor o número de estudos nacionais e inexistentes os que apresentem jogos que treinem as FE básicas e avaliem os seus efeitos sobre o desempenho em matemática, desempenho este já reconhecidamente associado ao funcionamento executivo. Destarte, objetiva-se avaliar a eficácia de uma intervenção em formato de jogo eletrônico com aplicação remota e presencial direcionada às FE e seus efeitos sobre o desempenho matemático de estudantes de 7 a 12 anos. Para tanto serão empreendidos dois estudos em formato de ensaios randomizados estratificados constituídos de três etapas: pré-teste, intervenção e pós-teste. No estudo 1 participarão de maneira remota/virtual 200 estudantes que serão distribuídos nos grupos controle (GC) e experimental (GE). Na etapa de pré-teste os pais responderão ao Questionário sociodemográfico, de condições de saúde e educacionais do estudante, Questionário de Hipercultura e de Experiência Digital e ao Breve inventário das Funções Executivas (BRIFE) para pais. Os professores responderão ao Questionário sobre o desempenho do estudante em matemática e ao BRIFE para professores. Os estudantes participantes, do GC e do GE, serão avaliados a partir dos instrumentos: Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Tarefa O caminho de João, Teste Stroop versão Cor-Palavra, Tarefa Voltando para Casa e Teste de matemática. Na etapa de intervenção os estudantes do GE participarão da intervenção Cucca Curiosa, que será aplicada em dois a cinco encontros virtuais pelo GoogleMeet de no máximo 40 minutos cada, com tempo total de duas semanas. No pós-teste serão repetidos os mesmos procedimentos do pré-teste, com exceção dos questionários e do MEEM. No estudo 2 participarão de maneira presencial 100 estudantes de escolas públicas do município de Garanhuns-PE. Neste estudo serão seguidos os mesmos procedimentos do primeiro, com exceção dos instrumentos de avaliação da memória de trabalho e da flexibilidade cognitiva que serão, respectivamente, a Tarefa de memória de trabalho do NEUPSILIN-Inf e o Teste dos Cinco dígitos (FDT). Realizar-se-á uma investigação quantitativa dos dados obtidos em ambos os estudos por meio de análises estatísticas descritivas, bivariadas e multivariadas, particularmente, medidas de distribuição, tendência central, variabilidade/dispersão, correlações, regressões, comparações entre e intra grupos e análises multidimensionais.

Interna - 3145676 - CANDY ESTELLE MARQUES LAURENDON
Externo à Instituição - ERNANI MARTINS DOS SANTOS - UPE
Externa à Instituição - MONILLY RAMOS ARAÚJO MELO - UFCG
Externo ao Programa - 1055174 - ROBSON SAVOLDI - nullInterna - 2346942 - SINTRIA LABRES LAUTERT