Banca de DEFESA: JONATAS TEODOMIRO SILVA DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONATAS TEODOMIRO SILVA DA CUNHA
DATA : 08/01/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 209
TÍTULO:

Emergent high-order modularity in the human connectome network


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de Dados Topológica. Teoria dos Grafos. Detecção de Comunidades. Laplaciano de Hodge. Redes Cerebrais. Modularidade.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Neste trabalho, iremos tratar de uma das limitações do uso de grafos para modelar relacionamentos entre variáveis, a falha em interpretar e medir corretamente interações de mais de duas variáveis, i.e., $n$-a-$n$. Por sabermos que modelos de redes cerebrais por grafos possuem a propriedade modular, i.e., o aparecimento de comunidades (ou clusters) de vértices dentro do grafo, nosso objetivo é aplicar os métodos aqui mostrados a "grafos de maior dimensão", modelados através de complexos simpliciais, para ver se essa relação modular permanece. Nós usamos dados de pouco mais de 1000 jovens adultos, fornecidos pelo Human Connectome Project (HCP), e observamos e calculamos as interações $3$-a-$3$ entre áreas do cérebro, utilizando métricas de teoria da informação. Para fazer isso, precisamos primeiramente introduzir fundamentos da teoria dos grafos, que servirão de inspiração para as propriedades de complexos simpliciais e hipergrafos que utilizaremos. Concluímos essa dissertação ao apresentar os resultados obtidos. Nós observamos o aparecimento de comunidades de interações de três pontos na grande maioria dos pacientes e vimos que existe certa conexão entre a modularidade (métrica qualitativa sobre as comunidades encontradas) o cérebro dos pacientes e alguns dados clínicos. Fizemos tais comparações separando por sexo. Também mostramos uma comparação entre os nossos resultados e as mesmas características que aparecem ao utilizar um modelo com grafos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1352426 - EDUARDO SHIRLIPPE GOES LEANDRO
Presidente - 2583017 - FERNANDO ANTONIO NOBREGA SANTOS
Externo ao Programa - 1882484 - JULIANO BANDEIRA LIMA - null
Notícia cadastrada em: 19/12/2023 09:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03