Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS MARIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS MARIA DA SILVA
DATA : 30/05/2022
LOCAL: SALA VIRTUAL PPGEF

ASSOCIAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS DE MOVIMENTO DAS 24 HORAS
COM INDICADORES DE ISOLAMENTO SOCIAL EM ADOLESCENTES: UM ESTUDO DE TENDÊNCIA TEMPORAL

Isolamento Social, Atividade Física, Comportamento Sedentário, Sono e Adolescentes

A prática da atividade física, comportamento sedentário e sono são conhecidos como comportamentos das 24 horas e suas relações com a saúde já são amplamente discutidas. Os comportamentos têm se mostrado como meios de proteção para o isolamento social, principalmente de maneira individual, no entanto, ainda não está bem esclarecida as relações da atividade física, comportamento sedentário e sono de maneira combinada com mais de um indicador do isolamento social no público adolescente. O objetivo geral do estudo é analisar a relação dos comportamentos de movimento das 24 horas com o isolamento social em adolescentes. Tratará de um estudo epidemiológico de tendência temporal, de abrangência estadual com adolescentes estudantes do ensino médio das escolas públicas de Pernambuco, de 14 a 19 anos e de ambos os sexos que participaram das três edições do Projeto Atitude (2006, 2011 e 2016). As escolas incluídas nos inquéritos do Projeto estiveram distribuídas nas 16 Gerências Regionais de Educação (GRE´s) e o processo de seleção ocorreu por conglomerado em dois estágios. O instrumento utilizado no Projeto Atitude foi uma versão adaptada do questionário Global School-Based Student Health Survey (GSHS), instrumento desenvolvido com a Organização Mundial de Saúde (OMS) em conjunto com a UNICEF, UNAIDS, e o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, que apresentou um índice Kappa de concordância de moderada a perfeita nas três edições. Nas análises descritivas, médias aritméticas e medianas serão utilizadas como medidas de tendência central e desvio padrão, amplitude de variação e intervalo de confiança como medidas de dispersão. Para comparar as prevalências das variáveis independentes em relação as variáveis de dados obtidos em 2006, 2011 e 2016 o teste Qui-quadrado será realizado. Regressões logísticas serão feitas para as possíveis possibilidades de atendimento as diretrizes (apenas atividade física, apenas sono, apenas comportamento sedentário, todas as três, apenas duas das três, uma das três ou nenhuma), e analisar se os comportamentos de movimento das 24 horas estão associados aos indicadores de isolamento social e todos os modelos de regressão serão ajustados para as variáveis da idade e sexo.

Externo à Instituição - BRENO QUINTELLA FARAH - UPE
Presidente - 1119846 - CARLA MENESES HARDMAN
Externo à Instituição - RAFAEL MIRANDA TASSITANO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 13/05/2022 08:47