Banca de DEFESA: VITOR NASCIMENTO GOES

DISCENTE: VITOR NASCIMENTO GOES
DATA : 26/03/2024
LOCAL: GOOGLE MEET

ESTUDO HISTOPATOLÓGICO DE TUMORES ODONTOGÊNICOS ADEQUANDO-SE A CLASSIFICAÇÃO DA OMS 2023

Palavras-chave: Organização Mundial da Saúde; Neoplasias Bucais; Patologia Bucal; Tumores Odontogênicos

A identificação correta dos tumores odontogênicos permite um planejamento adequado e uma abordagem ideal no seu tratamento, muitas vezes garantindo um menor risco de recidivas, um protocolo mais conservador e uma abordagem mais atualizada perante as descobertas científicas mais recentes. Os dados coletados e arquivados desses pacientes podem levar a estudos que associam a predominância dessas lesões com grupos específicos. Diante disso, o estudo tem como objetivo avaliar os prontuários com seus respectivos diagnósticos do laboratório de patologia oral da Universidade Federal de Pernambuco, entre os anos de 2000 a 2023, com o intuito de identificar e reclassificar os tumores odontogênicos, com base na mais recente classificação estabelecida pela Organização Mundial da Saúde. Sendo possível assim, traçar o perfil epidemiológico dessas lesões e apresentar suas principais características clinicopatológicas. A amostra foi composta pelos laudos e lâminas arquivadas no laboratório de patologia oral da Universidade Federal de Pernambuco. A coleta de dados foi realizada por um pesquisador, através da recuperação dos casos diagnosticados como tumores odontogênicos, para revisão e reclassificação. Dessa forma, é viável elaborar um perfil de incidência e destacar as principais características clinicopatológicas dessas lesões, sendo possível a identificação de padrões associados a elas. Foram identificados 254 casos correspondentes a tumores odontogênicos, durante o período entre 2000 e 2023, Desse total, 23 (9,1%) foram excluídos da pesquisa, restando 231 casos (90,9%). 44 casos (17,3%) se tratava de tumores que pertenceram a classificação dos tumores odontogênicos em versões anteriores e que na atual edição foram redesignados. lesões de origem epitelial foram as mais recorrentes 52,41%, seguidas pelas mistas 29,41% e por último as epiteliais 18,18%, sendo o ameloblastoma convencional a lesão encontrada em maior quantidade, totalizando 78 casos da amostra. Com base nos resultados obtidos nesta pesquisa, foi possível identificar e reclassificar lesões que anteriormente foram agrupadas em classificações que não correspondem mais com os dados da atualidade, confirmar a relevância de pesquisas e análises epidemiológicas para traçar perfis sociais e demográficos associados a essas lesões e enfatizar a importância dessas novas edições, onde foi identificado simplificação de termos e nomenclaturas e divulgação de novos achados microscópicos e novas lesões.

Presidente - 2284980 - GUSTAVO PINA GODOY
Interna - 1171208 - ELAINE JUDITE DE AMORIM CARVALHO
Externa à Instituição - MARCIA CRISTINA DA COSTA MIGUEL - UFRN
Notícia cadastrada em: 25/03/2024 21:13