Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALIA BARBOSA DE AQUINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALIA BARBOSA DE AQUINO
DATA : 31/03/2023
LOCAL: AUDITORIO PROF MALAQUIAS BATISTA FILHO - PPGN

Evolução temporal da obesidade em adultos da Região Metropolitana do Recife: uma análise dos determinantes sociais, padrões alimentares e ambiente alimentar

Obesidade; Padrão Alimentar; Ambiente alimentar; Fatores socioeconômicos.

Avaliar a evolução temporal da obesidade e sua relação com determinantes sociais e padrões alimentares (PA), bem como investigar a associação entre ambiente alimentar, PA e obesidade. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, descritivo e analítico, realizado na Região Metropolitana do Recife com a população adulta, na faixa etária entre 20 e 59 anos, de ambos os sexos. Modelos de regressão logística multinível avaliarão a associação entre padrões alimentares e ambiente alimentar ajustadas por características individuais e dados de rastreamento censitário. As variáveis com valor de p<0,20 de análise bivariada serão incluídas na análise multivariada por meio da Regressão de Poisson com ajuste robusto da variância para identificação dos determinantes da obesidade. Os PA foram identificados por meio da análise de componentes principais. A regressão logística binária foi utilizada para estimar as razões de prevalência brutas e ajustadas e os IC 95%. Três PA foram identificados: duplo, ultraprocessado e tradicional. Observou-se que o PA duplo foi o que apresentou maior percentual de explicação da variância em 2015/16 (15,43%), em 2019 foi o PA ultraprocessado (15,14%). Em 2015/16 o PA duplo esteve associado à idade, escolaridade e segurança alimentar (SA) e em 2019 com a escolaridade, SA e excesso de peso. O PA ultraprocessado se relacionou com idade em 2015/16. O PA tradicional foi associado com prática de atividade física em 2015/16 e com escolaridade e excesso de peso em 2019.

Interna - 2732538 - EMILIA CHAGAS COSTA
Presidente - 2131239 - PEDRO ISRAEL CABRAL DE LIRA
Externa à Instituição - RISIA CRISTINA EGITO DE MENEZES - UFAL
Notícia cadastrada em: 17/03/2023 09:07