Banca de DEFESA: MILAGRE ELIAS MACUÁCUA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILAGRE ELIAS MACUÁCUA
DATA : 27/02/2023
LOCAL: VIDEOCONFERENCIA

PADRÕES ALIMENTARES, ESTADO NUTRICIONAL E FATORES SOCIOECONÔMICOS EM ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO DE CHIBUTO, MOÇAMBIQUE.

Padrões alimentares. Estado nutricional. Fatores socioeconômicos. Adolescentes.

Este estudo teve como objetivo identificar os padrões alimentares de adolescentes do distrito de Chibuto, Moçambique e sua associação com os fatores socioeconômicos e nutricionais. Os padrões foram derivados por meio da análise fatorial pelo método de extração de componentes principais. O estado nutricional foi avaliado pelo índice de massa corporal/idade (IMC/I), altura/idade (A/I) e circunferência da cintura (CC). Foram avaliados 432 adolescentes com mais de 70% das famílias subsistindo com renda ≤ 1 salário mínimo. A ocorrência de baixa estatura e baixo peso foi mais elevada nos meninos e a obesidade abdominal, avaliada pela CC, foi mais frequente nas meninas. Foram identificados dois padrões alimentares: o padrão misto composto por alimentos base (arroz, xima e macarrão), carnes e ovos, peixes, frutas, pães e bolachas, gorduras e refrigerantes e o padrão tradicional, constituído pelo grupo de feijão, vegetais, lanches e doces. A chance dos adolescentes aderirem ao padrão misto aumentou em 69% no sexo feminino, 130% naqueles cujo pai possuia o ensino primário I e II e 790% naqueles com renda acima de 5 salários mínimos. Por outro lado, a chance de aderência a este padrão foi menor em adolescentes da região rural e que residiam em casas de palhoça. A frequencia de distúrbios nutricionais não foi elevada e não foi evidenciada nenhuma associação com os os padrões alimentares. Conclui-se que os adolescentes urbanos adotam um padrão alimentar mais ocidentalizado e pouco saudável, associado a um maior nível socioeconômico.

Externa à Instituição - CATARINE SANTOS DA SILVA - UFRN
Interna - 1551372 - JULIANA SOUZA OLIVEIRA
Externa ao Programa - 2975055 - NATHALIA PAULA DE SOUZA - nullPresidente - 3134502 - POLIANA COELHO CABRAL
Externa à Instituição - RISIA CRISTINA EGITO DE MENEZES - UFAL