Banca de DEFESA: GABRIELA CARVALHO JUREMA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA CARVALHO JUREMA SANTOS
DATA : 22/03/2024
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

Vício alimentar e seus sintomas em crianças e adolescentes: associação com o consumo alimentar e estado nutricional

Adição Alimentar; Obesidade Pediátrica; Alimentos Ultraprocessados; Comportamento Alimentar

O vício alimentar (VA) é caracterizado pela presença de comportamentos de dependência associado ao desejo incontrolável e supra fisiológico de ingerir alimentos palatáveis. Estes alimentos possuem em sua composição nutricional referente aos alimentos ultraprocessados (AUP), que tem favorecido ao aumento do excesso de peso
na infância. O objetivo desta tese foi estudar a associação do VA e os seus sintomas, com o consumo alimentar e o estado nutricional de crianças e adolescentes. Primeiramente, foi realizada uma revisão sistemática utilizando as bases da dados PubMed (Medline), PsycINFO e Science Direct e artigos publicados até julho/2023. Foram selecionados 6 artigos publicados entre os anos de 2015 e 2021. Um maior consumo de calorias, macronutrientes e AUP foi observado nos grupos com VA. Em seguida, foi realizado um estudo transversal em três escolas da rede municipal de Vitória de Santo Antão com 260 escolares. A análise de equações estruturais (MEQ) foi utilizada. Foi encontrado maior ingestão de AUP no grupo com VA e maior frequência de sintomas. Os sintomas de VA apresentaram efeito inversamente direto sobre o consumo de alimentos in natura e minimamente processados e efeito direto positivo no consumo de AUP. No entanto, o consumo alimentar não mediou a associação entre os sintomas de VA e IMC-para-idade. Com isso, conclui-se que o VA possui relação com consumo alimentar, no entanto, o consumo alimentar não mediou a relação entre VA e IMC-para-idade.

Interna - 2299517 - ELIZABETH DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - ISABELE GOES NOBRE
Presidente - 1551372 - JULIANA SOUZA OLIVEIRA
Externo à Instituição - NASSIB BEZERRA BUENO