Banca de DEFESA: NATHALIA BARBOSA DE AQUINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALIA BARBOSA DE AQUINO
DATA : 26/02/2024
LOCAL: Auditório Malaquias Batista Filho

EVOLUÇÃO TEMPORAL DOS PADRÕES ALIMENTARES E OBESIDADE EM ADULTOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE: UMA ANÁLISE DOS DETERMINANTES SOCIAIS E AMBIENTAIS

Padrão alimentar. Ambiente alimentar. Adultos. Fatores sociodemográficos.

O estudo investigou a evolução temporal dos padrões alimentares e da obesidade, e sua relação com determinantes sociais e ambientais na Região Metropolitana do Recife (RMR), Pernambuco. Realizado em 2006, 2015/16 e 2019, a pesquisa incluiu 432 indivíduos de 20 a 59 anos, coletando dados em nível individual, de vizinhança e do ambiente alimentar. Foram identificados três padrões alimentares (PA): Duplo, Ultraprocessado e Tradicional. O PA Ultraprocessado teve a maior explicação de variância (15,1%). O PA Duplo associou-se a características como idade, escolaridade e segurança alimentar. Ambientes com maior disponibilidade de supermercados e produtos ultraprocessados aumentaram a probabilidade de adesão ao PA Duplo. Adultos mais velhos mostraram menor adesão ao PA Ultraprocessado, enquanto aqueles com insegurança alimentar leve e em áreas com mais produtos ultraprocessados tinham maior probabilidade de aderir a esse padrão. A obesidade aumentou ao longo dos anos, especialmente entre adultos de baixa renda e escolaridade. Os padrões alimentares de 2019 mostraram maior associação com determinantes sociais, indicando a necessidade de estratégias integradas para melhorar a alimentação e a saúde. O aumento do consumo de alimentos ultraprocessados sugere a importância de abordagens ambientais e individuais para promoção da alimentação saudável.

Externo à Instituição - RICARDO JORGE MEIRELES ALMENDRA
Interna - 2732538 - EMILIA CHAGAS COSTA
Presidente - 1551372 - JULIANA SOUZA OLIVEIRA
Interno - 2131239 - PEDRO ISRAEL CABRAL DE LIRA