Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTHIA KATIANE MARTINS CALADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTHIA KATIANE MARTINS CALADO
DATA : 14/12/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

Obesidade sarcopênica e perfil inflamatório em pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador

obesidade; sarcopenia; mediadores da inflamação; Doença Renal Crônica

A obesidade sarcopênica é uma condição de elevada frequência em pacientes renais crônicos, e aumenta o comprometimento funcional e a mortalidade. O objetivo desse estudo foi identificar a associação da obesidade sarcopênica com a inflamação, em pacientes renais crônicos em tratamento conservador. A amostra foi constituída por 140 pacientes atendidos em um hospital universitário de Recife/PE, entre abril a setembro de 2019. O diagnóstico de obesidade foi realizado pelo percentual de gordura corporal determinado por bioimpedância elétrica, enquanto que o de sarcopenia, pela presença de força e massa muscular reduzidas, pelo teste de preensão palmar e índice de massa muscular apendicular esquelética, respectivamente. Foram dosadas citocinas inflamatórias através de coleta de amostra sanguínea, além de exames bioquímicos como ferritina e proteína C-reativa. A idade média foi de 56,9 ± 13,5 anos e 53,6% do sexo feminino. A obesidade sarcopênica foi mais frequente em mulheres, e a obesidade abdominal e sarcopenia em homens. Apenas 13 pacientes, do sexo masculino, não apresentaram obesidade nem sarcopenia. Houve associação entre obesidade sarcopênica e sexo feminino, diabetes e inatividade física. As mulheres estiveram independentemente associadas a ocorrência de obesidade sarcopênica, e os valores de ferritina foram mais elevados nos grupos sem obesidade sarcopênica. Conclui-se que, em nossa amostra, não foi encontrada associação entre inflamação e obesidade sarcopênica, e que sua frequência foi maior no sexo feminino. No sexo masculino prevaleceu a sarcopenia isolada.

Presidente - 1130958 - ILMA KRUZE GRANDE DE ARRUDA
Externa ao Programa - 586894 - MARIA DA CONCEICAO CHAVES DE LEMOS - nullExterna à Instituição - MARIA LUCIA DINIZ ARAUJO
Notícia cadastrada em: 30/11/2023 16:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05