Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA AMANDA LIMA BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA AMANDA LIMA BATISTA
DATA : 24/02/2023
LOCAL: PLATAFORMA MEET
TÍTULO:

TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE A PREVENÇÃO COMBINADA DO HIV PARA IDOSAS NEGRAS DO ILÊ


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chaves: Enfermagem; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Mulheres Idosas Negras do Ilê; Saúde Sexual; HIV/aids.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

As estratégias da prevenção combinada do HIV sobre preservativos e gel lubrificante para o pleno uso em todas as práticas sexuais de mulheres idosas negras têm um caráter biomédico por serem métodos de barreiras físicas e uma abordagem comportamental cujo caráter estrutural compreende um conjunto de violências e opressões, como o machismo e o racismo, que dificultam e, muitas vezes, impedem o uso do desses insumos nesta população vulnerável por tais violências. Assim, este estudo tem como objetivo geral construir uma tecnologia educacional sobre o uso de preservativos e gel lubrificante na prevenção combinada do HIV/aids para idosas negras do Ilê, válida quanto ao conteúdo, a aparência e semântica. Trata-se de um estudo metodológico, fundamentado por uma revisão integrativa da literatura e pelas recomendações da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e da Política Nacional do Idoso, a ser realizado em cumprimento às seguintes etapas: a) primeira etapa: estudo qualitativo e descritivo visando analisar o Discurso do Sujeito Coletivo de mulheres idosas negras do Ilê sobre preservativos e gel lubrificante como estratégias da prevenção combinada do HIV e, com elas, identificar a tecnologia em saúde a ser desenvolvida; b) a segunda etapa: construção de uma tecnologia educacional; c) terceira etapa: validação da tecnologia quanto ao conteúdo pelos juízes experts selecionados de acordo com os critérios de Jasper; d) quarta etapa: validação de aparência e semântica da tecnologia pelas participantes do estudo, que se será iniciado logo após a aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, com amostra alocada por conveniência de mulheres idosas negras do Ilê de uma das casas de candomblé da cidade de Olinda-PE, Nordeste do Brasil, no período de março a maio de 2023. Empregar-se-á a técnica de entrevistas gravadas semiestruturadas individuais, com roteiro semiestruturado, em seguida, serão transcritas e analisadas pelo Discurso do Sujeito Coletivo. Os dados da validação de conteúdo serão analisados no software IBM® SPSS® Statistics, versão 20.0, com apreciação da frequência absoluta, média, desvio padrão, teste binomial e Índice de Validade de Conteúdo, e da frequência absoluta e nível de concordância na avaliação de aparência. As sugestões dos juízes serão analisadas e os ajustes considerados pertinentes serão acatados, concorrendo para a reformulação da versão inicial da tecnologia. Na validação de conteúdo a concordância será satisfatória se atingir o nível de concordância mínima de 90%. Espera-se que a disponibilização da tecnologia educacional possa favorecer mais qualidade à assistência de enfermagem às mulheres idosas negras do Ilê ao analisar o viés da prática do sexo seguro com uso de preservativos e gel lubrificante.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 6033569 - ANALUCIA DE LUCENA TORRES - nullPresidente - 1175072 - EDNALDO CAVALCANTE DE ARAUJO
Externa à Instituição - PAULA DANIELLA DE ABREU - USP
Interna - 2483506 - SHEILA COELHO RAMALHO VASCONCELOS MORAIS
Notícia cadastrada em: 14/02/2023 12:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02