Tecnologia educacional sobre métodos contraceptivos direcionada à puérperas
Gravidez da adolescência; Contracepção; Saúde da mulher.
A gravidez na adolescência é caracterizada como um importante problema de saúde pública, que acarreta diversos prejuízos para o desenvolvimento de quem vivencia e para a comunidade em geral, visto que promove impactos nos âmbitos sociais, psicológicos e econômicos. A sua recorrência é um agravante para os impactos negativos na adolescência, estando frequentemente associada a ausência de informação adequada sobre métodos contraceptivos. Diante deste cenário, as tecnologias educacionais em saúde apresentam-se como uma ferramenta importante para a prevenção de gravidez não planejada na adolescência. Neste contexto, o presente estudo busca descrever o processo de desenvolvimento, validação e avaliação de uma tecnologia educacional sobre métodos contraceptivos, direcionada à adolescentes no período do puerpério. Estudo do tipo metodológico. Por meio de uma enquete, puérperas adolescentes, atendidas em um hospital maternidade de referência em Recife-Pernambuco-Brasil, escolherão a tecnologia que será desenvolvida. A tecnologia educacional desenvolvida será submetida a validação de conteúdo e aparência com juízes especialistas na área. Também será submetida a avaliação semântica pelo público-alvo. Os dados serão digitados e analisados utilizando o programa estatístico IBM® SPSS Statistics versão 21.0. O projeto atenderá aos preceitos éticos da Resolução 466/2012. Espera-se desenvolver um produto com conteúdo válido, confiável e que seja acessível a profissionais de saúde para uso em atividades educacionais direcionadas a adolescentes puérperas.