INTERVENÇÃO EDUCATIVA COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: ARTICULAÇÃO COM O REFERENCIAL DO LETRAMENTO EM SAÚDE
Desenvolvimento Infantil. Letramento em Saúde. Educação em Saúde. Profissionais de Saúde. Atenção Primária à Saúde.
A primeira infância é um período de inúmeros processos na vida de uma criança na aquisição de competências nos domínios social, emocional, cognitivo, motor e linguagem. Os pais/mães/cuidadores devem apoiar e fornecer estímulos durante o desenvolvimento dos filhos, proporcionando um ambiente favorável à sua progressão de habilidades, isso inclui estabelecer relações afetivas e interações positivas entre pais-filhos, por meio de brincadeiras, atividades lúdicas, entre outros. Os profissionais de saúde da atenção primária são atores essenciais para orientar e conduzir os pais/mães/cuidadores durante esse processo, por meio de visitas domiciliares, consultas de puericultura e atividades educativas em grupo. O objetivo do estudo foi analisar uma intervenção educativa com profissionais de saúde da atenção primária sobre promoção do desenvolvimento infantil, a partir do referencial do letramento em saúde. Trata- se de um estudo de intervenção, com uma abordagem qualitativa, a partir dos requisitos da pesquisa participativa em saúde. Os participantes foram profissionais de saúde que atuam na vigilância à saúde da criança, na atenção primária à saúde, no município de Passira - Pernambuco. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de quatro etapas: 1) Revisão da literatura; 2) Planejamento da intervenção educativa; 3) Implementação da intervenção educativa; 4) Avaliação. A revisão da literatura, na modalidade de revisão integrativa, serviu de apoio para o planejamento da ação. O planejamento da intervenção pautou-se em metodologias ativas para envolvimento dos atores sociais no processo de ensino-aprendizagem e na aplicação de conhecimentos envolvendo as dimensões do letramento em saúde (acesso, compreensão, avaliação e aplicação). A implementação ocorreu por meio de sessões em grupos para maior envolvimento dos participantes nas atividades de ensino-aprendizagem. A avaliação da intervenção ocorreu durante a intervenção e após o seu término. Para análise dos dados, seguiu-se as etapas propostas por Yin: composição da base de dados, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão. No processo de codificação foi utilizado o programa Atlas.ti (versão 8.0). A intervenção educativa alcançou resultados positivos na formação dos profissionais de saúde, a partir de mudanças nos conhecimentos, habilidades e atitudes na prática assistencial à pais/mães/cuidadores e crianças com foco no desenvolvimento infantil e pautada nos pressupostos do letramento em saúde. Foi identificado após análise o aumento no repertório de ações a serem aplicadas no contexto de cuidado às crianças na atenção primária, maior uso e atenção à caderneta de saúde da criança como instrumento para o letramento das famílias, utilização de estratégias de comunicação simples, desenvolvimento de atividades que favorecem e promovem o desenvolvimento da criança, como brincadeiras apropriadas para a idade, cuidados nutritivos e imunização oportuna.