Banca de QUALIFICAÇÃO: ADELIA KARLA FALCAO SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADELIA KARLA FALCAO SOARES
DATA : 18/03/2021
LOCAL: Universidade Federal de Pernambuco- ambiente virtual
TÍTULO:

AÇÃO EDUCATIVA PARTICIPATIVA NA COMUNICAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E CRIANÇAS NO CONTEXTO DE UMA EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação; Comunicação em saúde; Empatia; Brinquedos; Lúdico; Letramento em saúde; Criança hospitalizada; Emergência; Enfermagem pediátrica. 


PÁGINAS: 72
RESUMO:

A assistência destinada a criança em um contexto de emergência, exige da equipe de saúde uma atuação rápida e eficiente, para minimizar as situações de risco de morte. Nesse cenário, o profissional precisa desenvolver o cuidado técnico e emocional, e estabelecer um vínculo de confiança com a criança. Dessa forma, destaca-se a necessidade de aperfeiçoar o processo de comunicação entre os profissionais enfermeiros e a criança/família, no contexto de internação. Então, torna-se peculiar promover um cuidado integral e participativo da criança, com base na promoção do Letramento em Saúde e das particularidades da criança. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral: analisar as contribuições de um processo educativo com a equipe de enfermagem sobre comunicação com a criança no contexto de uma emergência pediátrica, a partir do referencial teórico do Letramento em Saúde, e como objetivos específicos: realizar um processo educativo sobre comunicação entre a equipe de enfermagem e a criança em um contexto de emergência pediátrica; identificar as principais estratégias de comunicação utilizadas pelos profissionais; verificar as principais mudanças na comunicação entre equipe de enfermagem e criança após a realização do processo formativo. Trata-se de um estudo de caso, sob o olhar da pesquisa qualitativa, que será desenvolvido em seis etapas: 1- a questão de pesquisa; 2- design – estudo de caso único e holístico, onde o contexto será no Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra-PE, a partir da realização de uma ação educativa com a equipe de enfermagem; 3-preparação: planejamento operacional das atividades realizadas durante o processo formativo; 4- coleta de dados: aplicação da técnica do grupo focal operativo, por meio do uso do roteiro de entrevistas das sessões, roteiro de observação antes e após a ação educativa pela pesquisadora e instrumentos de avaliação e autoavaliação; 5- análise dos dados: ocorrerá em 6 etapas propostas por Yin (2016): composição da base de dados, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão. Nesse processo será usado o Software Atlas.ti(versão 8.0), para a codificação e recorte dos núcleos de sentido. Os dados empíricos serão articulados com o referencial do Letramento em Saúde; 6-compartilhamento: elaboração de relatórios analíticos preliminares e discussão dos resultados com o orientador e grupo de pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1110261 - ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO
Externa ao Programa - 3321267 - ALOISIA PIMENTEL BARROS
Externa à Instituição - ERIKA ACIOLI GOMES PIMENTA - UFPB
Notícia cadastrada em: 22/02/2022 12:54
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