Evidências de validade do diagnóstico de enfermagem risco de automutilação em adolescentes baseado em
uma teoria de médio alcance
diagnóstico de enfermagem; fatores de risco; automutilação; adolescente; educação em saúde.
Objetivo: Analisar as evidências de validade do diagnóstico de enfermagem risco de automutilação em
adolescentes com base em uma teoria de médio alcance. Método: Estudo metodológico que será desenvolvido em
três fases. A primeira fase corresponderá a validade teórico-causal baseada no desenvolvimento de uma Teoria de
Médio Alcance; Para a segunda fase será realizada a validação de conteúdo por especialistas pela abordagem
sabedoria coletiva da estrutura diagnóstica ancorada pela Teoria de Médio Alcance construída na primeira fase e
com equivalência semântica da NANDA-I; E a terceira etapa procederá com a validade clínico-causal do
diagnóstico de enfermagem risco de automutilação em adolescentes, por meio de um caso-controle retrospectivo,
que compreende a seleção de casos com o desfecho em estudo, assim como pacientes sem o desfecho, a fim de
identificar fatores de risco e realizar comparações entre essas variáveis, preditoras. Os dados serão consolidados a
partir de planilhas no Microsoft Office Excel, e processados será através dos programas Statistical Package for the
Social Sciences (SPSS) versão 21 e o software R versão 3.2.0. Serão aplicados os testes estatísticos de tendência
central, desvio-padrão, Shapiro-Wilk e Kolmogorov-Smirnos para a segunda fase do estudo, e análise univariada
(frequência, tabulação cruzada, probabilidade), teste de Shapiro-Wilk, Mann-Whitney e qui-quadrado na terceira
fase, adotando um p valor de 0,05. O projeto será submetido ao Comitê de ética em pesquisa da Universidade
Federal de Pernambuco (UFPE) e seguirá as normas da resolução do Conselho Nacional de Saúde n/466/12.