CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DA NARRATIVA E ROTEIRO PARA CONFECÇÃO DE UM VÍDEO EDUCACIONAL SOBRE TRABALHO DE PARTO PARA SURDAS
Educação em saúde. Surdez. Trabalho de parto. Tecnologia educacional. Enfermagem.
O Censo Demográfico mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística registrou
aproximadamente 9,7 milhões de brasileiros com deficiência auditiva. Apesar desse montante, a
população surda enfrenta vulnerabilidades em diversos aspectos sociais, especialmente, nas necessidades
de saúde, o que leva prejuízo incalculável a saúde devido à barreira comunicacional existente em nossa
sociedade. Grandes transformações e mudanças ocorrem no corpo da mulher durante a gravidez para
permitir o desenvolvimento e crescimento do feto, o trabalho de parto e a alimentação do recém-nascido
por meio da amamentação. Entendê-las é essencial para que a mulher possa informar aos profissionais de
saúde as situações não esperadas e que podem indicar algum problema. A mulher surda ao encontrar-se
gestante se depara com barreiras de comunicação com a equipe de saúde. O estudo em tela possui o
objetivo de descrever a construção e validação da narrativa e roteiro sobre trabalho de parto para mulheres
surdas. Trata-se de um estudo de cunho metodológico desenvolvido em três momentos: Levantamento das
necessidades das mulheres surdas por meio de entrevistadas sobre trabalho de parto; Construção da
narrativa e roteiro a partir do público-alvo; Validação da narrativa e roteiro com especialistas. Para as
entrevistas, utilizou-se um intérprete em libras, além da filmagem de cada encontro com objetivo de
garantir maior fidedignidade nas falas, havendo saturação na 14a mulher entrevistada. As narrativas foram
transcritas e analisadas utilizando o Método de Bardin para análise de conteúdo. A análise apontou que
grandes partes das mulheres não possuíam conhecimento sobre trabalho de parto e gestação. A narrativa e
roteiro foram desenvolvidos com base nas necessidades das entrevistadas. A validação de conteúdo foi
realizada com 24 juízes, selecionados por amostragem intencional através de consulta ao currículo Lattes,
seguindo a técnica de amostragem tipo "Bola de Neve". A validação de conteúdo considerou 09 itens, e
calculados o Índice de Coeficiente de Validade em Nível de Item (I-CVI ≥ 0,80), onde em sua maioria foi
de 1,0 com nível elevado de concordância, quanto ao conteúdo e roteiro a concordância apresentou média
de 99%. Não houve discordância entre os juízes, assim, os itens foram validados como adequados. A
etapa final, o material do roteiro foi construído com o objetivo de tornar as mulheres surdas protagonista
no processo de trabalho de parto. Além do mais, focou na inclusão de mulheres surdas durante a gestação,
visando reduzir medos e tensões, utilizando a educação em saúde e tecnologia educacional como vídeos,
para melhorar o acesso à informação. O compromisso com a inclusão e acessibilidade na saúde
reprodutiva é fundamental por proporcionar o protagonismo das mulheres em suas decisões tornando-as
cidadãos em sua plenitude. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres
Humanos-UFPE sob o CAEE no 71106123.0.0000.5208.