Construção e validação de um aplicativo para o autocuidado de pessoas com asma
Asma. Autocuidado. Educação em Saúde. Enfermagem. Tecnologias Educacionais.
A asma é uma condição respiratória crônica que afeta milhões de pessoas, estima-se que cerca de 300 milhões de pessoas tenham o diagnóstico de asma no mundo, no Brasil alcança 23% da população. A asma pode variar de leve a grave, os sintomas incluem falta de ar, chiado no peito, tosse e aperto no peito. Ao adotar medidas de autocuidado, pessoas com asma podem controlar melhor a doença e prevenir crises agudas. Uma das estratégias de educação que podem ser usadas para promover o autocuidado está o uso de aplicativos. Objetivo: Analisar o processo de desenvolvimento e validação de um aplicativo para o autocuidado de pessoas com asma. Método: estudo metodológico do tipo tecnológico dividido em três etapas que terá por referencial teórico a Teoria do Autocuidado e referencial metodológico o Design Instrumental Sistemático proposto por Dick e Carey. A primeira etapa do estudo será subdividida em três fases: a primeira fase consistirá na revisão bibliográfica do tipo revisão integrativa apresentada em formato de artigo, construída atendendo ao protocolo PRISMA, a fim de responder a pergunta construída na estratégia PICo “quais conteúdos de orientações para o autocuidado uma pessoa com asma precisa ter para gerenciar sua condição?”; a segunda fase da primeira etapa será o diagnóstico de conteúdo junto a pessoas com asma através de uma entrevista que será gravada utilizando um roteiro semiestruturado, as respostas serão transcritas, categorizadas e tratadas através da análise de conteúdo de Bardin; a terceira fase da primeira etapa será a construção do aplicativo para o autocuidado de pessoas com asma. A segunda etapa do estudo será a validação de conteúdo e aparência por juízes que responderão a um questionário autoaplicável com itens organizados em escala tipo Likert avaliar a relevância/representatividade, a abrangência, a clareza e a pertinência analisados pelo Índice de Validade de Conteúdo. A terceira etapa consistirá na avaliação semântica e avaliação de usabilidade por pessoas com asma, para avaliação semântica será utilizada uma escala tipo Likert com itens pontuados de um a cinco (não compreendo totalmente; não compreendo parcialmente; compreendo parcialmente; compreendo; compreendo totalmente) e para avaliação de usabilidade será utilizada a Escala de Usabilidade de Sistemas desenvolvida por John Brooke composta por 10 itens graduados com valores de um a cinco (discordo fortemente; discordo; não concordo nem discordo; concordo e concordo fortemente. O índice kappa, considerado para traçar a razão da proporção de vezes que avaliadores concordaram e poderiam concordar, será utilizado nas etapas 2 e 3. Resultados Esperados: produção de um artigo após a revisão de literatura com o título “Educação em Saúde para o autocuidado de pessoas com asma: uma revisão integrativa”; um aplicativo construído e validado para pessoas com asma.