Impacto de uma intervenção de enfermagem para promoção do desenvolvimento
infantil por meio da leitura compartilhada entre cuidadores e crianças
Desenvolvimento Infantil; Cuidados Parentais; Enfermagem; Promoção da Saúde; Ensaio Clínico.
Objetivo: avaliar o impacto no desenvolvimento infantil de uma intervenção de enfermagem com foco na leitura compartilhada entre cuidadores e crianças. Método: ensaio clínico controlado randomizado em cluster. Realizado nas instituições municipais de educação infantil da cidade do Recife A população será composta pela díade cuidador-criança. Serão elegíveis para participar do estudo como cuidadores primários, pessoas responsáveis pela criança, que convivam diariamente com ela, tais como parentes, mãe ou pai, vizinhos. Todas as crianças de
2 a 3 anos matriculadas nas instituições municipais de educação infantil estarão aptas a fazer parte da pesquisa. A partir do cálculo amostral, realizado utilizando os seguintes parâmetros: variável contínua, coeficiente de correlação intraclasse= 0,03, tamanho do efeito padronizado previsto= 0,66, nível de significância de 5%; poder estatístico de 80% e tamanho médio dos cluster de 10; chegou-se ao valor final de 60 participantes por grupo, ou seja, 60 para o grupo controle e 60 para o grupo intervenção, e 120 no total. Considerando 30% de perdas, o
tamanho amostral final foi de 160 participantes. A unidade de randomização serão as instituições municipais de educação infantil. A randomização será estratificada entre as 6 regiões político administrativa da cidade do Recife, e será realizada utilizando o software R, através do pacote randomizeR. Por se tratar de uma intervenção de enfermagem implementada conduzida pela própria pesquisadora e focada em uma mudança comportamental do público-alvo, não será possível realizar o cegamento, do pesquisador ou dos participantes. A intervenção compreenderá um programa de leitura compartilhada entre cuidadores e crianças, realizado através de quatro encontros grupais com cerca de uma hora de duração, e grupos de no máximo 10 cuidadores, semanalmente. Os encontros terão três momentos, o primeiro momento de compartilhamento das experiências dos cuidadores na leitura compartilhada do livro disponibilizado na semana anterior; o segundo momento de apresentação do livro da semana e discussão das habilidades de leitura compartilhada, no terceiro momento os cuidadores irão aplicar as habilidades de forma individual com a criança e sob a supervisão do enfermeiro. As famílias receberão os livros para levar para casa a cada semana. O grupo controle receberá apenas um livro juntamente com um folder sobre os benefícios da leitura e uma guia com os principais pontos da leitura compartilhada. Durante o período de acompanhamento, será enviado, para ambos os grupos (controle e intervenção) um novo livro em duas ocasiões, 3 e 6 meses após a intervenção, acompanhado de um cartão motivacional encorajando os cuidadores para que continuem praticando a leitura compartilhada. A avaliação dos cuidadores e crianças ocorrerá em dois momentos, na linha de base, antes da intervenção e posteriormente, na fase de acompanhamento, seis meses após a intervenção. O desfecho primário da crianca será o desenvolvimento cognitivo. A homogeneidade entre os grupos será avaliada usando o teste t de amostras independentes, o teste U de Mann-Whitney e o teste do qui-quadrado. Os desfechos primários e secundários serão analisados através de métodos estatísticos para desfechos contínuos que levam em consideração o efeito do cluster. O presente projeto será submetido ao comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, e somente iniciará após aprovação. Este estudo seguirá tudo o que é preconizado na resolução 466/12, no que se refere a pesquisa envolvendo seres humanos.