Adaptação transcultural e evidências de validade da Health Assessment Scale
for Adolescents para o Brasil
Letramento em saúde; Adolescência; Promoção da Saúde; Educação em Saúde. Enfermagem
O Letramento em Saúde é considerado como um conjunto de habilidades que permitem aos indivíduos obter, entender e usar as informações em saúde disponíveis para tomar decisões e realizar ações que pode afetar seu estado de saúde. Em adolescentes, essas habilidades permitem o desenvolvimento de uma autonomia em torno de seu autocuidado e, consequentemente, adultos críticos e saudáveis. A mensuração do letramento em saúde em adolescentes continua sendo uma área pouco pesquisada, e poucos instrumentos breves e genéricos estão disponíveis, principalmente no Brasil, o que favorece abertura para processos de tradução, adaptação e validação desses instrumentos. O Health Assessment Scale for Adolescents consiste numa escala desenvolvida nos Estados Unidos da América para mensuração o letramento em saúde em adolescentes e que se validada com métricas confiáveis para o contexto brasileiro poderá ser implementada e fornecer subsídios para a realização de ações de educação em saúde por profissionais de saúde, como enfermeiro. Portanto, o objetivo desse estudo é desenvolver o processo de tradução, adaptação transcultural e validação ao português brasileiro do Health Assessment Scale for Adolescents. Para tanto, conduzirá um estudo metodológico com abordagem quantitativa em seis etapas: I) Tradução do instrumento original para o português brasileiro por dois tradutores independentes, biculturais, nativos no idioma português e fluentes em inglês; II) Comparação das versões por um tradutor independente; III) Retrotradução cega da versão preliminar por outros dois tradutores independentes e biculturais, com o inglês como língua nativa, fluentes em português; IV) Comparação das versões retrotraduzidas por um comitê de composto por seis especialistas; V) Teste piloto da versão pré-final: debriefing cognitivo; e VI) teste psicométrico completo da versão pré-final do instrumento traduzido em uma amostra da população-alvo. Nesta última fase, será executada em uma amostra de estudantes adolescentes de Escolas de Referência em Ensino Médio pertencentes a um município do agreste pernambucano. Para a última etapa será realizada a Análise Fatorial Exploratória e análise da confiabilidade através do ômega de McDonald. Espera-se que a Health Assessment Scale for Adolescents - versão brasileira seja um instrumento válido e confiável para avaliar o letramento em saúde de estudantes adolescentes brasileiros.