Construção e validação do aplicativo móvel Naveghi Book para o letramento em saúde de
crianças hospitalizadas
Tecnologia educacional; Aplicativo móvel; Educação em Saúde; Comunicação em saúde; Letramento em saúde; Design Thinking; Enfermagem pediátrica; Criança hospitalizada; Emergência.
A assistência à criança em um contexto de emergência, exige da equipe de saúde, o cuidado técnico,
emocional e um vínculo de confiança com a criança/família. Porém, a comunicação efetiva com este
público-alvo ainda carece de estratégias práticas no cotidiano das instituições de saúde, sendo necessário
o aperfeiçoamento de ferramentas que apoiem e auxiliem os enfermeiros no processo de comunicação
com a criança/família. Para tanto, faz-se necessário considerar os estágios do desenvolvimento cognitivo
e emocional das crianças, além dos impactos gerados com a hospitalização. A partir destes requisitos, o
App Naveghi Boook agregou o referencial do Letramento em Saúde para crianças, como tecnologia
educativa de mediação por meio da contação de histórias. Este estudo tem como objetivo geral: Analisar o
processo de construção e validação do aplicativo móvel Naveghi Book fundamentado no letramento em
saúde infantil e na mediação da contação de histórias para crianças hospitalizadas. Trata-se de um estudo
metodológico norteado pelas etapas do Referencial Metodológico do Design Thinking (empatia,
definição, ideação, prototipação e avaliação). Para o desenho do estudo, serão consideradas as etapas: 1)
Identificação das necessidades do público-alvo; 2) Construção do aplicativo móvel, baseado nas
necessidades da etapa 1; 3) Validação do aplicativo móvel por especialistas e público-alvo, envolvendo a
validação de conteúdo, aparência, semântica e a usabilidade a partir da experiência dos usuários. Os dados
quantitativos (validação do conteúdo, semântica e usabilidade do aplicativo) serão trabalhados por meio
de estatística descritiva e analítica. Para esta pesquisa, espera-se que o aplicativo móvel Naveghi Book
contribua com o desenvolvimento infantil e a participação ativa das crianças, oferecendo acesso às
informações de saúde que agreguem o lúdico e a aprendizagem sensível e que seu conteúdo, semântica e
usabilidade sejam avaliados de maneira positiva, evidenciando sua validade, a partir de requisitos do
letramento em saúde. Além disso, esperamos que esta pesquisa sirva como referencial para outros estudos
com a mesma temática.