Banca de DEFESA: JOSÉ IZAK RIBEIRO DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ IZAK RIBEIRO DE ARAÚJO
DATA : 21/12/2022
HORA: 08:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS-UFPE
TÍTULO:

ESTUDO DE ESTABILIDADE DO FITOFÁRMACO RUTINA: DESENVOLVIMENTO DE  FERRAMENTAS ANALÍTICAS, DETERMINAÇÃO DA CINÉTICA DE DEGRADAÇÃO HIDROLÍTICA E AVALIAÇÃO DE  SISTEMAS POLIMÉRICOS PROTETORES.


PALAVRAS-CHAVES:

Rutina; Estabilidade físico-química; Produtos de degradação; Método indicativo  de estabilidade.



PÁGINAS: 185
RESUMO:

A rutina (RUT) é um flavonóide encontrado em uma ampla variedade de vegetais.  Possui múltiplas propriedades terapêuticas, sendo especialmente indicada como venotônico para o  tratamento da insuficiência venosa crônica (IVC). Para obtenção de medicamentos compostos pela  RUT ou associados com outros fármacos é necessário avaliar inicialmente a estabilidade do insumo  farmacêutico ativo (IFA), a fim de garantir a eficácia e qualidade dos produtos, bem como a  segurança dos consumidores. Apesar de ser um pressuposto para o registro de medicamentos, há na  literatura escassez de dados referentes a estabilidade do IFA de RUT e seus produtos derivados,  portanto este trabalho teve como objetivo realizar uma análise crítica das publicações que abordam  essa temática. Diante da prospecção foi possível dividir as informações em três grupos: avaliação da  estabilidade decorrida do processo extrativo em derivados vegetais, de sistemas de liberação  desenvolvidos com a finalidade de contornar limitações físico-químicas intrínsecas da molécula e  em meios reativos e condições ambientais projetados para degradar a molécula. Os resultados  demonstraram que os estudos de estabilidade são desafiadores do ponto de vista técnico e analítico,  uma vez que para condução dos testes de degradação forçada e desenvolvimento de métodos  indicativos de estabilidade (MIEs), apesar da existência de guias, resoluções e compêndios  internacionais com as diretrizes para norteamento dos ensaios, cada molécula tem uma natureza  química única. Portanto é fundamental a construção de um perfil de estabilidade, a fim de propor o  controle dos processos e o desenvolvimento de formulações que contenham adjuvantes que  permitam a formação de produtos mais estáveis.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - SILVANA TERESA LACERDA JALES - UFPB
Presidente - 1666905 - JOSE LAMARTINE SOARES SOBRINHO
Externo à Instituição - JOSEAN FECHINE TAVARES - UFPB
Externa à Instituição - LARISSA ARAUJO ROLIM - UNIVASF
Interna - 1666877 - MONICA FELTS DE LA ROCA SOARES
Notícia cadastrada em: 13/12/2022 07:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10