Banca de DEFESA: STEFANI FERREIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : STEFANI FERREIRA DE OLIVEIRA
DATA : 14/09/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

NANOEMULSÃO A BASE DO ÓLEO DA SEMENTE DE Euterpe oleracea (Mart.) COM ATIVIDADE FRENTE Aedes aegypti

açaí; inseticida; plantas; óleo fixo.

Euterpe oleracea é uma oleaginosa predominantemente encontrada na Amazônia, tendo sua semente tratada como resíduo da polpa, e seu descarte considerado como um problema de disposição de lixo. O óleo dessa semente é uma promissora matéria-prima não só para a indústria farmacêutica, mas também como defensivos agrícolas, pois os inseticidas de origem vegetal vêm sendo uma alternativa por serem seletivos, biodegradáveis e reduzirem o impacto sobre a biodiversidade. Doenças como Zika, Chikungunya e Dengue vêm sendo relatadas como problemas de saúde pública, cujo principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, onde a principal forma de controle ainda é com o uso de inseticidas. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver nanoemulsão a base de óleo da semente de Euterpe oleracea e avaliar sua atividade frente Aedes aegypti. As sementes foram obtidas na cidade de Itacoatiara-AM. Foi realizado planejamento fatorial para escolha do melhor método extrativo, utilizando as técnicas de ultrassom e soxhlet, na caracterização físico-química foram realizados os testes de densidade relativa, índice de refração, umidade, índice de acidez, índice de saponificação, espectroscopia na região de absorção do Infravermelho, estudos de análise térmica, perfil fitoquímico, doseamento de ácidos graxos essenciais por CG, potencial de citotoxicidade, atividade larvicida e pupicida de emulsão contendo óleo da semente de Euterpe oleracea frente Aedes aegypti, toxicidade aguda da emulsão. Aemulsão foi otimizada por meio de um estudo de compatibilidade frente aos excipientes e planejamento fatorial para o desenvolvimento da nanoemulsão a base do óleo da semente de E. oleracea. A estabilidade das formulações foram avaliada através de análise macroscópica, PDI, potencial zeta e tamanho de gotícula. A técnica de extração escolhida foi por Ultrassom, a densidade de massa de 0,879; densidade relativa de 0,881; índice de refração foi de 1,444; umidade 4,98%; índice de acidez de 1,285 NaOH/g; índice de saponificação de 94,47 KOH/g. Na análise térmica o óleo apresentou três eventos. A curva DSC apresentou pico endotérmico em 30,79°C, com temperatura inicial de 21,71°C e temperatura final de 116,03°C. O perfil fitoquímico do óleo por análise qualitativa apresentou como compostos marjoritários os ácido hexadecanoico; (Z) 6-Pentadecenol. No perfil de ácidos graxos o ácido linoléico mostrou-se majoritário. A espectroscopia de infravermelho mostrou estiramentos característicos a estrutura geral do triglicerídeo. No teste de atividade citotóxica não foi observada atividade frente às células testadas. Foi verificada atividade larvicida e pupicida frente Aedes aegypti. No teste de toxicidade aguda não foi observado nenhum óbito dentre os animais testados na dose de 2.000 mg/kg.O estudo de compatibilidade evidenciou que o óleo é compatível com os excipientes avaliados. As formulações que apresentaram-se estáveis após analise macroscópica, pdi, zeta e tamanho de gotícula foram referentes aos experimentos 1,5 e 8.

Interna - 1130527 - IVONE ANTONIA DE SOUZA
Externa à Instituição - KATIA SOLANGE CARDOSO RODRIGUES DOS SANTOS - UFAM
Externa à Instituição - PATRÍCIA DANIELLE OLIVEIRA DE ALMEIDA - UFAM
Presidente - 2218937 - PEDRO JOSE ROLIM NETO