Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍS LUDMILA DE ALBUQUERQUE NERYS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAÍS LUDMILA DE ALBUQUERQUE NERYS
DATA : 14/04/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

ATIVIDADES FOTOPROTETORAS, BIOLÓGICAS E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO EXTRATO HIDROALCÓOLICO DE CLARISIA RACEMOSA NÃO TOXICO COM APLICAÇÕES COSMÉTICA E FARMACÊUTICA

Clarisia racemosa; fitoquímica; antimicrobiano; antioxidante; citotoxidade.

Clarisia racemosa Ruiz &Pav (Moraceae), popularmente conhecida como: catruz, guariúba, guariúba-amarela, é um arbusto que se desenvolve neotropical encontrada em florestas úmidas do Sul do México ao Sul do Brasil. Com o objetivo de avaliar o potencial fitoquímico e farmacológico da espécie, este trabalho buscou avaliar o perfil fitoquímica do extrato hidroalcóolico dos caulesdeC. racemosa Ruiz & Pav e suas atividades biológicas. A análise da composição da madeira do vegetal mostrou teores de extrativos, hemicelulose, lignina e cinzas foram de 10.7%, 18,34%, 29,40%, e 0,79 respectivamente. O estudo fitoquímico realizado em por dá quantificação de fenois, flavonoides, flavonois e taninos totais os quais apresentaram resultados significativos, estando em concordância com os resultados das atividades antioxidantes (DPPH•, ABTS+, HO•, NO •, fosfomolibdênio e redução de ferro). A atividade antimicrobiana mostrou-se moderada para bactérias (CMI = 512µL/mL) e ineficaz para as leveduras. Os experimentos in vitro realizados em culturas de células de macrófagos J774 e eritrócitos murinos demonstraram que extrato não possui potencial citotóxico nas concentrações estudadas. Avaliando o fator de proteção solar, o extrato hidroalcoólico de C. racemosa Ruiz & Pav apresentou potencial de fotoproteção da radiação ultravioleta com variação de FPS igual 9. Os resultados obtidos, preliminarmente, revelam um extrato promissor como antioxidante natural, fotoprotetor sem oferecer danos citotóxicos, reforçando o uso dessa planta para obtenção de informações relevantes para o desenvolvimento de novos fármacos.

Externa à Instituição - ANEKECIA LAURO DA SILVA - UNIVASF
Presidente - 1211746 - ELBA LUCIA CAVALCANTI DE AMORIM
Externo à Instituição - RÔMULO CARLOS DANTAS DA CRUZ - UFPE
Notícia cadastrada em: 29/03/2022 18:46